Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Anabela da Conceição Pereira (2014). Da corporeidade entre corpos: liminaridade vs. continuum na performance. Encontro – Corpo Presente: novos discursos sobre o corpo nas artes performativas em Portugal.
Exportar Referência (IEEE)
A. D. Pereira,  "Da corporeidade entre corpos: liminaridade vs. continuum na performance", in Encontro – Corpo Presente: novos discursos sobre o corpo nas artes performativas em Portugal, Lisboa, 2014
Exportar BibTeX
@misc{pereira2014_1711657355916,
	author = "Anabela da Conceição Pereira",
	title = "Da corporeidade entre corpos: liminaridade vs. continuum na performance",
	year = "2014",
	howpublished = "Outro",
	url = "http://corpopresente.wix.com/corpopresente"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Da corporeidade entre corpos: liminaridade vs. continuum na performance
T2  - Encontro – Corpo Presente: novos discursos sobre o corpo nas artes performativas em Portugal
AU  - Anabela da Conceição Pereira
PY  - 2014
CY  - Lisboa
UR  - http://corpopresente.wix.com/corpopresente
AB  - A performance, arte do corpo, inscrita em cruzamentos híbridos desde a sua origem, apresenta os seus limites, a partir da substância corpórea e, inerentes aos processos que conduzem às suas configurações, delineando interstícios de passagem, de transição, de confluência entre corpos. 
Esta comunicação incide numa reflexão sobre a corporeidade do performer e do espectador, a partir de diálogos com diferentes áreas do saber, como a arte, o corpo e a sociabilidade e, da observação dos padrões de interacção, na performance, como princípio metodológico. Pensa-se o sentido da corporeidade a partir da interdependência entre corpo-do-performer e corpo-do-espectador, com as respectivas implicações no espaço e sobre a configuração da obra, particularmente, na criação de zonas de inquietação, cisão ou confronto, campos de tensão ou transitoriedade, produzidos nas relações e na continuidade dialógica entre estes dois elementos estruturais da acção.
A liminaridade perceptiva entre corpos na performance gera improvisos a partir da presença e dentro dos limites desses mesmos corpos, impondo uma circularidade entre ambos. Esta é responsável pela obra enquanto produto final e, pelos sentidos da corporeidade que caracterizam o estado performativo do corpo em interacção. Enfatiza-se, assim, a importância de uma interacção específica centrada na corporeidade, com a actuação performativa do corpo do performer focalizada na percepção, sensação, expressão e memória corporais, e na ampliação dessa experiência e agenciamento de sentidos ao corpo do espectador, como uma continuidade integrante da obra – o performativo é uma construção dramática e contingente de sentido, observada na complexificação e ampliação da sua especificidade, decorrente da utilização do corpo do performer num continuum com o corpo do espectador. 
No campo da performance, a fronteira da corporeidade focaliza ambos os corpos no espaço para inquietar as inter-relações entre estes dois elementos. E, encontra o tempo potencializado no corpo do performer, no movimento, na recriação e no devir, movendo-se entre polaridades – eu/outro(s). Trata-se de uma criação processual, que se desdobra em episódios de intensidades e fluxos corporais e subjectivos entre corpos, com temporalidades que intercalam círculo e devir, memória e reflexão, incorporação e excorporação. Neste acontecimento vivencia-se um espaço-tempo liminar, onde novas possibilidades existenciais são elaboradas. O corpo do performer estabelece devires e metamorfoses, transforma-se para outras existências, de encontro aos poderes do inconsciente e à criatividade imanente do espectador, ao universo imaginário de mitos pessoais e colectivos. Na extensão performativa dos corpos o simbólico é actualizado, irrompe a matéria e numa performance-acção desloca o espectador do lugar de mero observador para participante na construção da obra, estabelecendo uma continuidade entre as duas presenças, num campo particular de sentido. 

ER  -