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Carapinheiro, G. (2010). Equidade, cidadania e saúde: apontamentos para uma reflexão sociológica. Alicerces: Revista de Investigação, Ciência, Tecnologia e Artes. 3 (3), 57-64
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G. M. Carapinheiro,  "Equidade, cidadania e saúde: apontamentos para uma reflexão sociológica", in Alicerces: Revista de Investigação, Ciência, Tecnologia e Artes, vol. 3, no. 3, pp. 57-64, 2010
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TY  - JOUR
TI  - Equidade, cidadania e saúde: apontamentos para uma reflexão sociológica
T2  - Alicerces: Revista de Investigação, Ciência, Tecnologia e Artes
VL  - 3
IS  - 3
AU  - Carapinheiro, G.
PY  - 2010
SP  - 57-64
SN  - 1645-7943
UR  - http://www.ipl.pt/id/imprensa-politecnico-de-lisboa/alicerces
AB  - Quando falamos em equidade, referimo-nos a um princípio ético intimamente ligado ao cumprimento dos direitos humanos e subordinado à ideia de justiça social, encarada como um ideal que corresponde à repartição equitativa dos recursos materiais e simbólicos, como o poder, o prestígio e o reconhecimento social. Assim, justiça social e equidade têm sentidos próximos e referem-se a valores e a escolhas sociais, o que confere ao conceito de equidade um carácter predominantemente moral, moldado pelas condições de relatividade histórica, social e cultural do pensamento dominante sobre a ética e os valores humanos. A este propósito, Bauman refere que moralidade tem a ver com escolha. Se não há escolha, não há moralidade. Quer dizer que sociedade, ordem social e cultura seriam inconcebíveis se a moralidade não constituísse o principal atributo das relações humanas. E no pensamento deste autor, sociedade representa a confrontação dos seres humanos com esta natureza moral, com a necessidade de fazerem escolhas, mesmo que, ao fim e ao cabo, concluam que a sua natureza está presa a essas mesmas escolhas. Desta reflexão surge a ideia de que a sociedade grava padrões de ética sobre a matéria bruta e plástica da moralidade, ou seja, que a ética é um produto social. Ser moral é estar submetido à necessidade de fazer escolhas, sob o constrangimento das condições mais ásperas e penosas da incerteza. Ser moral corresponde à capacidade de enfrentar dilemas morais e submeter-se à condição de viver a vida sob o signo da vacilação. Nesta condição reside em grande parte o valor da liberdade nas sociedades contemporâneas.
ER  -