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Stoleroff, A. & Santos, Patrícia (2014). Identidades profissionais e atitudes dos professores portugueses do ensino público: resultados de um inquérito nacional. VIII Congresso Português de Sociologia, 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas.
A. D. Stoleroff and A. P. Santos, "Identidades profissionais e atitudes dos professores portugueses do ensino público: resultados de um inquérito nacional", in VIII Congr.o Português de Sociologia, 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas, Évora, 2014
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TY - CPAPER TI - Identidades profissionais e atitudes dos professores portugueses do ensino público: resultados de um inquérito nacional T2 - VIII Congresso Português de Sociologia, 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas AU - Stoleroff, A. AU - Santos, Patrícia PY - 2014 CY - Évora UR - http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0852.pdf AB - Desde a revisão do Estatuto da Carreira Docente, em 2007, os professores do ensino público português têm sido sujeitos a mudanças continuadas nas suas condições de trabalho e emprego com forte incidência na sua profissionalidade. Esta experiência teve influência sobre os sentidos do que é ser professor, provocando consequentemente tanto resistência e sentimentos de desânimo como processos de adaptação e acomodação. O contexto recente aponta então para a necessidade de averiguar o que os professores portugueses pensam da sua profissão e como apreenderam e apreendem as transformações profissionais em curso. Para tal, nesta comunicação apresentamos uma análise de resultados selecionados de um inquérito nacional (N=1.872) a professores do ensino público dos diferentes níveis de ensino. Este inquérito integrou múltiplos e variados indicadores com respeito aos seus entendimentos da profissão e da sua profissionalidade (motivações, competências profissionais, prestígio e ética profissionais factores de satisfação e insatisfação profissionais), da carreira e do sindicalismo docente. Incluiu, ainda, outros aspectos como, designadamente, emoções, reações e grau de aceitação dos professores relativamente às várias dimensões da revisão do Estatuto da Carreira Docente e da reforma do modelo de gestão escolar. Portanto, nesta comunicação trazemos à luz alguns valores profissionais, representações da profissão e atitudes que permitem identificar elementos constituintes das identidades profissionais dos professores na atualidade e analisaremos as diferenciações consoante os grupos disciplinares de pertença e a fase da carreira. ER -