Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Carvalho, L. R., Mouro, C., António, J. & Monteiro, M. (2002). Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos. Psicologia. 16 (2), 325-350
L. R. Carvalho et al., "Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos", in Psicologia, vol. 16, no. 2, pp. 325-350, 2002
@article{carvalho2002_1732304103286, author = "Carvalho, L. R. and Mouro, C. and António, J. and Monteiro, M.", title = "Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos", journal = "Psicologia", year = "2002", volume = "16", number = "2", doi = "10.17575/rpsicol.v16i2.483", pages = "325-350", url = "http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index" }
TY - JOUR TI - Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos T2 - Psicologia VL - 16 IS - 2 AU - Carvalho, L. R. AU - Mouro, C. AU - António, J. AU - Monteiro, M. PY - 2002 SP - 325-350 SN - 0874-2049 DO - 10.17575/rpsicol.v16i2.483 UR - http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index AB - Com uma amostra de 96 professoras e 155 mães de dois grupos étnico/culturais (mães portuguesas brancas e mães imigrantes negras) analisam-se o conteúdo e os factores de variabilidade das crenças destes educadores sobre desenvolvimento, educação e as vantagens e desvantagens de escolarizar crianças diferentes num mesmo cenário escolar. A análise factorial das repostas identifica três factores de crenças sobre desenvolvimento e educação e um sobre as desvantagens da integração escolar. Professoras e mães partilham grande parte das crenças estudadas mas diferenciam-se relativamente a crenças relacionadas com a natureza da infância. As crenças sobre a responsabilidade da escola e da família diferenciam o pensamento dos dois grupos étnicos de mães. A formação das professoras em educação multiculturas, assim como o contexto escolar etnicamente maioritário vs. minoritário, também são factores diferenciadores das suas crenças. ER -