Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carvalho, L. R., Mouro, C., António, J. & Monteiro, M. (2002). Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos. Psicologia. 16 (2), 325-350
Exportar Referência (IEEE)
L. R. Carvalho et al.,  "Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos", in Psicologia, vol. 16, no. 2, pp. 325-350, 2002
Exportar BibTeX
@article{carvalho2002_1732304103286,
	author = "Carvalho, L. R. and Mouro, C. and António, J. and Monteiro, M.",
	title = "Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos",
	journal = "Psicologia",
	year = "2002",
	volume = "16",
	number = "2",
	doi = "10.17575/rpsicol.v16i2.483",
	pages = "325-350",
	url = "http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Crenças dos educadores sobre infância, aprendizagem e escolarização das crianças em contextos escolares multiétnicos
T2  - Psicologia
VL  - 16
IS  - 2
AU  - Carvalho, L. R.
AU  - Mouro, C.
AU  - António, J.
AU  - Monteiro, M.
PY  - 2002
SP  - 325-350
SN  - 0874-2049
DO  - 10.17575/rpsicol.v16i2.483
UR  - http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index
AB  - Com uma amostra de 96 professoras e 155 mães de dois grupos étnico/culturais (mães portuguesas brancas e mães imigrantes negras) analisam-se o conteúdo e os factores de variabilidade das crenças destes educadores sobre desenvolvimento, educação e as vantagens e desvantagens de escolarizar crianças diferentes num mesmo cenário escolar. A análise factorial das repostas identifica três factores de crenças sobre desenvolvimento e educação e um sobre as desvantagens da integração escolar. Professoras e mães partilham grande parte das crenças estudadas mas diferenciam-se relativamente a crenças relacionadas com a natureza da infância. As crenças sobre a responsabilidade da escola e da família diferenciam o pensamento dos dois grupos étnicos de mães. A formação das professoras em educação multiculturas, assim como o contexto escolar etnicamente maioritário vs. minoritário, também são factores diferenciadores das suas crenças.
ER  -