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Abrantes, P. & Amândio, A. (2014). Bernard Lahire e a sociologia da educação portuguesa. Educação, Sociedade e Culturas. 42, 7-25
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P. A. Abrantes and A. S. Amândio,  "Bernard Lahire e a sociologia da educação portuguesa", in Educação, Sociedade e Culturas, no. 42, pp. 7-25, 2014
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TY  - JOUR
TI  - Bernard Lahire e a sociologia da educação portuguesa
T2  - Educação, Sociedade e Culturas
IS  - 42
AU  - Abrantes, P.
AU  - Amândio, A.
PY  - 2014
SP  - 7-25
SN  - 0872-7643
UR  - https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/page/revista-esc-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas
AB  - O presente artigo procura contribuir para o avanço da investigação em sociologia da educação, equacionando as propostas teóricas de Lahire, à luz da sua relevância para a compreensão das realidades educativas contemporâneas em Portugal. Propomos então discutir três temas fortes do percurso de investigação empírica de Lahire sobre a educação e a cultura: a produção do insucesso escolar na escola primária; o sucesso escolar em meios populares; e os diferentes modos de estudar no espaço do ensino superior. A análise destas propostas deixa-nos a convicção da sua utilidade para aprofundar e alargar a nossa compreensão dos fenómenos educativos, a partir das relações quotidianas entre a experiência escolar e as práticas de socialização familiar, fundamentalmente,
no trabalho realizado pelos indivíduos para «tecer» as disposições desenvolvidas em diferentes campos da vida social.
ER  -