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Mourato, J., Almeida, J., Caeiro, T. & Carmo, R. M. (2014). Políticas Municipais de Mobilidade na AML: Soluções locais face à ausência de uma estratégia supramunicipal. XIV Colóquio Ibérico de Geografia.
J. Mourato et al., "Políticas Municipais de Mobilidade na AML: Soluções locais face à ausência de uma estratégia supramunicipal", in XIV Colóquio Ibérico de Geografia, Guimarães, 2014
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TY - CPAPER TI - Políticas Municipais de Mobilidade na AML: Soluções locais face à ausência de uma estratégia supramunicipal T2 - XIV Colóquio Ibérico de Geografia AU - Mourato, J. AU - Almeida, J. AU - Caeiro, T. AU - Carmo, R. M. PY - 2014 CY - Guimarães AB - Os últimos 30 anos de urbanização na Área Metropolitana de Lisboa (AML) espelham uma intensa relação causal simbiótica entre a infraestuturação rodoviária do território e a alteração dos padrões da mobilidade urbana. Na Área Metropolitana de Lisboa a questão da produção de uma estratégia integrada de mobilidade e transportes supramunicipal alimenta um debate cíclico. Neste território persistem redundâncias e sobreposições ao nível do serviço prestado pelos operadores privados assim como um deficit ao nível da complementaridade entre modos de transporte. Ao nível institucional, a criação da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa - AMTL (lei nº1/2009), posicionou-se como elemento-chave na resolução destes problemas. Embora uma aparente emancipação institucional, o contexto da AMTL é-lhe, actualmente, desfavorável. O cenário acima descrito não implica um vazio nas políticas públicas de mobilidade e transportes municipais. Neste artigo iremos ilustrar esta diversidade com base na análise comparativa dos municípios de Alcochete, Odivelas e Oeiras. ER -