Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Gonçalves, E. & Susana Batista (2014). Tipos de participação parental nas escolas. Um olhar sobre as Associações e Representantes de Pais. Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. I, 599-623
E. P. Gonçalves and S. P. Batista, "Tipos de participação parental nas escolas. Um olhar sobre as Associações e Representantes de Pais", in Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal, Porto, vol. I, pp. 599-623, 2014
@misc{gonçalves2014_1732219295143, author = "Gonçalves, E. and Susana Batista", title = "Tipos de participação parental nas escolas. Um olhar sobre as Associações e Representantes de Pais", year = "2014", howpublished = "Digital", url = "http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id022id1450&sum=sim" }
TY - CPAPER TI - Tipos de participação parental nas escolas. Um olhar sobre as Associações e Representantes de Pais T2 - Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal VL - I AU - Gonçalves, E. AU - Susana Batista PY - 2014 SP - 599-623 CY - Porto UR - http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id022id1450&sum=sim AB - No quadro de transformações nas formas de regulação dos sistemas de ensino, outros papéis são esperados e desempenhados pelas famílias dos alunos, gerando novas dinâmicas no contexto escolar. Nesta comunicação, centramo-nos na problemática da participação parental nas escolas, a partir de contributos do caso português. A evolução da legislação publicada desde o início do regime democrático aponta, com efeito, para algumas alterações ao papel formal atribuído às famílias na gestão e regulação das escolas. Após identificar os principais momentos marcantes dessa evolução, com base nos diplomas legais, interessa-nos aferir como é entendido e exercido esse papel, centrando-nos no ponto de vista e atuação das Associações de Pais e dos representantes das famílias em órgãos de gestão da escola em contextos educativos diferenciados. A análise dos dados empíricos recolhidos através de entrevistas semi diretivas aos presidentes das Associações e da observação não participante em órgãos de gestão no âmbito de duas pesquisas em curso permite-nos então refletir sobre os entendimentos e as diferentes formas de participação parental. A discussão de diferentes linhas de interpretação das variações na (re)interpretação das responsabilidades atribuídas legalmente aponta, além de diferenças socioeconómicas, para a capacidade explicativa de elementos como aspetos relacionais específicos, culturas e estruturas organizacionais distintas. ER -