Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Henriques, S. & Oliveira, I. (2014). O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging. Revista Iberoamericana de Educación. 2 (64), 1-11
S. A. Henriques and I. R. Oliveira, "O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging", in Revista Iberoamericana de Educación, vol. 2, no. 64, pp. 1-11, 2014
@article{henriques2014_1714129126047, author = "Henriques, S. and Oliveira, I.", title = "O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging", journal = "Revista Iberoamericana de Educación", year = "2014", volume = "2", number = "64", pages = "1-11", url = "http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=6037&titulo=O%20desenvolvimento%20de%20uma%20comunidade%20de%20investigadores%20atrav%E9s%20da%20atividade%20de%20blogging" }
TY - JOUR TI - O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging T2 - Revista Iberoamericana de Educación VL - 2 IS - 64 AU - Henriques, S. AU - Oliveira, I. PY - 2014 SP - 1-11 SN - 1681-5653 UR - http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=6037&titulo=O%20desenvolvimento%20de%20uma%20comunidade%20de%20investigadores%20atrav%E9s%20da%20atividade%20de%20blogging AB - Neste artigo, discutem-se as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional, em ambiente online,na Universidade Aberta, Portugal. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, tomada de decisão em contextos profissionais complexos, capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia, visando criar soluções para problemas. Este estudo apoia-se em investigações desenvolvidas em blogues académicos tendo em vista o desenvolvimento de competências de ordem superior. Nesta linha, as autoras refletem sobre a pertinência do blogging, na sua dimensão individual como suporte da auto-expressão e da auto-reflexão, e na dimensão de comunidade como suporte do diálogo reflexivo. O ponto de partida neste estudo foi provocar a interação entre duas comunidades de investigadores, visando à constituição de uma comunidade mais alargada em torno de uma temática central – a investigação-ação – para doutorandos que são simultaneamente supervisores e líderes em contextos escolares. As interações no blogue resultantes de reflexões anteriores produzidas em fóruns, bem como as diversas produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados qualitativamente, com a análise crítica do discurso. Os resultados deste estudo evidenciam que os blogues constituem uma boa ferramenta para a aprendizagem e a partilha de reflexões centradas na prática profissional, contribuindo para a formação de uma comunidade de investigadores. Constituem ainda um importante contributo para a investigação sobre o uso dos blogues em contextos da formação avançada. ER -