Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Henriques, S. & Oliveira, I. (2014). O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging. Revista Iberoamericana de Educación. 2 (64), 1-11
Exportar Referência (IEEE)
S. A. Henriques and I. R. Oliveira,  "O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging", in Revista Iberoamericana de Educación, vol. 2, no. 64, pp. 1-11, 2014
Exportar BibTeX
@article{henriques2014_1714129126047,
	author = "Henriques, S. and Oliveira, I.",
	title = "O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging",
	journal = "Revista Iberoamericana de Educación",
	year = "2014",
	volume = "2",
	number = "64",
	pages = "1-11",
	url = "http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=6037&titulo=O%20desenvolvimento%20de%20uma%20comunidade%20de%20investigadores%20atrav%E9s%20da%20atividade%20de%20blogging"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging
T2  - Revista Iberoamericana de Educación
VL  - 2
IS  - 64
AU  - Henriques, S.
AU  - Oliveira, I.
PY  - 2014
SP  - 1-11
SN  - 1681-5653
UR  - http://www.rieoei.org/rie_contenedor.php?numero=6037&titulo=O%20desenvolvimento%20de%20uma%20comunidade%20de%20investigadores%20atrav%E9s%20da%20atividade%20de%20blogging
AB  -  Neste artigo, discutem-se as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional, em ambiente online,na Universidade Aberta, Portugal. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos  necessários à análise, tomada de decisão em contextos profissionais complexos, capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia, visando criar soluções para problemas.

Este estudo apoia-se em investigações desenvolvidas em blogues académicos tendo em vista o desenvolvimento de competências de ordem superior. Nesta linha, as autoras refletem sobre a pertinência do blogging, na sua dimensão individual como suporte da auto-expressão e da auto-reflexão, e na dimensão de comunidade como suporte do diálogo reflexivo.

O ponto de partida neste estudo foi provocar a interação entre duas comunidades de investigadores, visando à constituição de uma comunidade mais alargada em torno de uma temática central – a investigação-ação – para doutorandos que são simultaneamente supervisores e líderes em contextos escolares. As interações no blogue resultantes de reflexões anteriores produzidas em fóruns, bem como as diversas produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados qualitativamente, com a análise crítica do discurso.

Os resultados deste estudo evidenciam que os blogues constituem uma boa ferramenta para a aprendizagem e a partilha de reflexões centradas na prática profissional, contribuindo para a formação de uma comunidade de investigadores. Constituem ainda um importante contributo para a investigação sobre o uso dos blogues em contextos da formação avançada.
ER  -