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Henriques, S. & Filipa Seabra (2014). Experiências de organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-Learning . VIII Congresso Português de Sociologia – “40 anos de Democracia(s). Progressos, Contradições e Prospetivas”.
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S. A. Henriques and F. I. Borges,  "Experiências de organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-Learning ", in VIII Congr.o Português de Sociologia – “40 anos de Democracia(s). Progressos, Contradições e Prospetivas”, Évora, 2014
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TY  - CPAPER
TI  - Experiências de organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-Learning 
T2  - VIII Congresso Português de Sociologia – “40 anos de Democracia(s). Progressos, Contradições e Prospetivas”
AU  - Henriques, S.
AU  - Filipa Seabra
PY  - 2014
CY  - Évora
UR  - http://www.aps.pt/viii_congresso/
AB  - O debate e a prática do ensino superior no Portugal democrático têm sido transversalmente marcados pelos contextos da sociedade da informação, com destaque para os impactos das tecnologias de comunicação e informação. Daqui resultam questões como o enfoque no e-learning, a aplicação de novas metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente a aprendizagem a distância, a aprendizagem ativa, a aprendizagem cooperativa, a aprendizagem baseada na solução de problemas. Este tipo de questões configura um novo paradigma centrado no estudante e a dimensão social do ensino superior, que, em Portugal, se debruça em particular sobre os adultos e os estudantes de baixo estatuto socioeconómico como públicos sub-representados.
Neste contexto, o ensino a distância em modalidade e-learning tem vindo a ganhar expressão no panorama Português, onde se destaca a Universidade Aberta. A especificidade da modalidade de ensino e do público alvo determinaram a elaboração de um modelo pedagógico virtual próprio, informado por quatro eixos fundamentais: a aprendizagem centrada no estudante; o primado da flexibilidade; o primado da interação; e o primado da inclusão digital.
Estas características, de entre as quais destacamos a flexibilidade inerente ao processo de ensino-aprendizagem têm impactos ao nível do espaço e tempo em que se desenvolve o trabalho docente, e consequentemente ao nível da gestão do tempo levada a cabo pelos professores. Propomo-nos, nesta comunicação, e recorrendo a um levantamento exploratório, das experiências e formas de trabalho docente de professores da Universidade Aberta questionar-nos sobre estes impactos. Os dados recolhidos são de natureza quantitativa e qualitativa e os seus resultados são discutidos em torno dos seguintes eixos de análise: modos de organização do trabalho (docência, investigação, gestão); modos de organização dos tempos extra-trabalho (dimensões pessoal, familiar); práticas de conciliação entre trabalho e vida pessoal (aspetos faciltadores e obstáculos). Todo este debate decorre, tendo presente o facto de que as funções do docente online devem ainda equilibrar-se com as exigências a qualquer docente do Ensino Superior, o que tende a introduzir alguma ambivalência quanto à flexibilidade.

ER  -