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Duarte, A. P., Neves, J. & Teixeira, R. (2014). Organizações mais responsáveis, trabalhadores mais satisfeitos: contributos da responsabilidade das organizações para a  promoção da satisfação no trabalho. In Maria da Saudade Baltazar, Elsa Vaz e Fátima Jorge (Ed.), Europa Cidadã: pessoas, empresas e instituições: Atas do III Congresso Internacional de Verão. (pp. 211-227). Évora: Universidade de Évora.
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A. P. Baltasar et al.,  "Organizações mais responsáveis, trabalhadores mais satisfeitos: contributos da responsabilidade das organizações para a  promoção da satisfação no trabalho", in Europa Cidadã: pessoas, empresas e instituições: Atas do III Congr.o Internacional de Verão, Maria da Saudade Baltazar, Elsa Vaz e Fátima Jorge, Ed., Évora, Universidade de Évora, 2014, vol. 1, pp. 211-227
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@inproceedings{baltasar2014_1716035653105,
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TY  - CPAPER
TI  - Organizações mais responsáveis, trabalhadores mais satisfeitos: contributos da responsabilidade das organizações para a  promoção da satisfação no trabalho
T2  - Europa Cidadã: pessoas, empresas e instituições: Atas do III Congresso Internacional de Verão
VL  - 1
AU  - Duarte, A. P.
AU  - Neves, J.
AU  - Teixeira, R.
PY  - 2014
SP  - 211-227
CY  - Évora
UR  - file:///C:/Users/cmsbl/Downloads/E-book%20%20-CIV%202013.pdf
AB  - Com o presente estudo analisou-se o modo como a perceção do trabalhador acerca de
diferentes dimensões de responsabilidade social da organização (RSO) está associada à
sua satisfação no trabalho, explorando o papel mediador da justiça organizacional. Desta
forma, alargou-se o estudo realizado por Tziner et al. (2011) que focaram a sua análise na
intervenção da perceção de justiça organizacional na relação entre a perceção de RSO
global e a satisfação no trabalho. Dada a multidimensionalidade do constructo, é
importante avaliar a influência de diferentes dimensões de RSO sobre as atitudes e
comportamentos dos trabalhadores (Duarte, 2011), área de estudo em que a investigação é
ainda embrionária (Aguinis & Glavas, 2012). Foram inquiridos 148 trabalhadores de
diferentes empresas através de um inquérito composto por questões relativas ao nível de
envolvimento da organização em diferentes dimensões de RSO, à justiça organizacional e
à satisfação no trabalho. Os resultados revelam que as três dimensões de RSO estudadas
estão associadas positivamente à satisfação no trabalho. A realização de análises de
regressão mostra que as três dimensões contribuem, todavia, de forma diferente para a
explicação da satisfação dos inquiridos com a sua situação laboral. Esta é explicada
significativamente pela perceção do envolvimento da organização em práticas dirigidas
aos trabalhadores e a nível económico, mas não pela perceção de práticas que beneficiam a
comunidade e o ambiente. A perceção de justiça medeia estas duas relações. Os resultados
sugerem assim que o envolvimento das organizações em determinadas dimensões de RSO
contribui para que sejam tidas como mais justas pelos seus trabalhadores, o que por sua
vez contribui para a promoção de maiores níveis de satisfação no trabalho.
ER  -