Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Dias, P. C. (2011). Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências. Revista Portuguesa de Educação. 24 (1), 35-71
Exportar Referência (IEEE)
P. J. Dias,  "Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências", in Revista Portuguesa de Educação, vol. 24, no. 1, pp. 35-71, 2011
Exportar BibTeX
@article{dias2011_1732568024670,
	author = "Dias, P. C.",
	title = "Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências",
	journal = "Revista Portuguesa de Educação",
	year = "2011",
	volume = "24",
	number = "1",
	doi = "10.21814/rpe.3040",
	pages = "35-71",
	url = "http://revistas.rcaap.pt/rpe/index"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências
T2  - Revista Portuguesa de Educação
VL  - 24
IS  - 1
AU  - Dias, P. C.
PY  - 2011
SP  - 35-71
SN  - 0871-9187
DO  - 10.21814/rpe.3040
UR  - http://revistas.rcaap.pt/rpe/index
AB  - Problematizamos neste artigo, em termos sociológicos, numa abordagem próxima da metodologia do processo-produto, em que medida certas características fundamentais do professor condicionam as estratégias de estudo dos seus alunos e os resultados alcançados em ciências. Trabalhámos com uma amostra, de vinte e quatro professores e 651 dos seus alunos, representativa das escolas do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os níveis relacionais que os professores estabelecem com os seus alunos são fundamentais para perceber os seus resultados, correspondendo os melhores níveis relacionais das turmas com o professor, tendencialmente, aos resultados mais profícuos por parte dos alunos. A dimensão relacional contudo, é insuficiente para definir uma prática pedagógica eficaz, sendo muito importante, a ponto de constituir-se como uma pré-condição, a dimensão disciplinar ou normativa. Garantidos este contexto relacional e normativo, destacam-se os debates em sala de aula, com ampla participação dos alunos, como um outro elemento fundamental a referir no âmbito da eficácia do professor.
ER  -