Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mendes, M. & Padilla, B. (2013). Bairro da Mouraria em Lisboa: território de diversidade, convivência cultural e diversidade. Estudo Prévio. 4
Exportar Referência (IEEE)
M. M. Mendes and E. B. Padilla,  "Bairro da Mouraria em Lisboa: território de diversidade, convivência cultural e diversidade", in Estudo Prévio, no. 4, 2013
Exportar BibTeX
@article{mendes2013_1713496937995,
	author = "Mendes, M. and Padilla, B.",
	title = "Bairro da Mouraria em Lisboa: território de diversidade, convivência cultural e diversidade",
	journal = "Estudo Prévio",
	year = "2013",
	volume = "",
	number = "4",
	url = "http://www.estudoprevio.net/artigos/22/maria-manuela-mendes-beatriz-padilla-.-bairro-da-mouraria-em-lisboa"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Bairro da Mouraria em Lisboa: território de diversidade, convivência cultural e diversidade
T2  - Estudo Prévio
IS  - 4
AU  - Mendes, M.
AU  - Padilla, B.
PY  - 2013
SN  - 2182-4339
UR  - http://www.estudoprevio.net/artigos/22/maria-manuela-mendes-beatriz-padilla-.-bairro-da-mouraria-em-lisboa
AB  - Partindo de um roteiro de pesquisa de pendor qualitativo, procura-se neste texto dar a conhecer alguns dos resultados exploratórios de uma pesquisa de caráter mais amplo levada a efeito no bairro da Mouraria em Lisboa entre 2009 e 2011. Neste contexto e com base nos discursos dos atores sócio institucionais que intervêm neste território procurou-se desvendar os contornos das perceções construídas em torno das transformações sócio-espaciais mais recentes que têm marcado este bairro lisboeta. Das evidência empíricas, sobressaem imagens, paradoxais e dialógicas que indiciam uma trama reticular que intersecta atributos como o de bairro histórico e típico, espaço multicultural e cosmopolita, mas também território difamado e relegado.
A convergência de um conjunto de condicionantes político-institucionais e que são aqui tematizadas têm ajudado a reforçar a imagem de bairro em transição e transformação, progressivamente cosmopolita e multicultural, fazendo parte integrante de vários roteiros turísticos e de consumos, afigurando-se cada vez mais como um lugar atrativo tanto para estrangeiros e turistas, como para trabalhadores e residentes.
ER  -