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Barriga, A. (2009). Opinião, argumentação e persuasão no quadro de uma racionalidade sociológica - o “poder do discurso”. Comunicação e Sociedade. 16, 27-42
A. D. Barriga, "Opinião, argumentação e persuasão no quadro de uma racionalidade sociológica - o “poder do discurso”", in Comunicação e Sociedade, vol. 16, pp. 27-42, 2009
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TY - JOUR TI - Opinião, argumentação e persuasão no quadro de uma racionalidade sociológica - o “poder do discurso” T2 - Comunicação e Sociedade VL - 16 AU - Barriga, A. PY - 2009 SP - 27-42 SN - 1645-2089 DO - 10.17231/comsoc.16(2009).1028 UR - http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/index AB - Este artigo pretende sinteticamente fazer uma revisão das perspectivas teóricas que têm abordado os conceitos «opinião», «argumentação» e «persuasão». Ele resulta da necessidade, sentida no contexto da elaboração da tese de doutoramento1, de problematizar e enquadrar teoricamente a «opinião tornada pública» pelos colunistas.É pretendendo não negar a existência das estratégias e mecanismos de persuasão e a sua importância, por um lado, e dando relevo ao que nos parecem os «limites» das principais perspectivas que a abordam, por outro, que entendemos ser conveniente revisitar as perspectivas teóricas que ao longo do tempo se centraram na persuasão, particularmente, os ângulos que a cruzam com o entendimento/valoração da opinião.É nossa intenção primordial situarmo-nos na pragmática sociológica que territorializa a linguagem, que indaga sobre o que funda a legitimidade ou a validade das acções comunicativas e intercompreensiva, sobre a legitimidade de quem fala, realçando a importância das variáveis e contextos de natureza e ordem mais social que linguística, mais sociológica do que argumentativa, mais mediática que racional. ER -