Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Raposo, Otávio (2014). Prestígio e poder no circuito break dance carioca. Tensão entre os b-boy. 29ª Reunião Brasileira de Antropologia.
Export Reference (IEEE)
O. R. Raposo,  "Prestígio e poder no circuito break dance carioca. Tensão entre os b-boy", in 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, Natal, 2014
Export BibTeX
@misc{raposo2014_1715916989740,
	author = "Raposo, Otávio",
	title = "Prestígio e poder no circuito break dance carioca. Tensão entre os b-boy",
	year = "2014",
	howpublished = "Other",
	url = "http://www.29rba.abant.org.br/resources/anais/1/1401979446_ARQUIVO_Prestigioepodernocircuitobreakdancecarioca-ABA%28completo%29.pdf"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Prestígio e poder no circuito break dance carioca. Tensão entre os b-boy
T2  - 29ª Reunião Brasileira de Antropologia
AU  - Raposo, Otávio
PY  - 2014
CY  - Natal
UR  - http://www.29rba.abant.org.br/resources/anais/1/1401979446_ARQUIVO_Prestigioepodernocircuitobreakdancecarioca-ABA%28completo%29.pdf
AB  - Um grupo de jovens de diferentes favelas da Maré (Rio de Janeiro) encontrava-se regularmente para dançar break dance (uma das vertentes da chamada “cultura hip-hop”), participando de um circuito de lazer e sociabilidade centrado nesta prática cultural. O interesse pela dança foi responsável pela reformulação das suas redes de amizade, tornando possível que ficassem amigos. Essa questão é relevante devido aos
constrangimentos na circulação dos habitantes provocados pelos confrontos armados entre diferentes facções do tráfico de drogas e agravados pela ação truculenta da polícia. Conforme passei a frequentar os locais de ensaio dos dançarinos fui-me apercebendo de
algumas tensões e rivalidades. Nem todos recebiam o mesmo grau de atenção e encorajamento, tampouco as interações se davam de igual forma entre eles. Embora o break dance fosse a atividade lúdica estruturante dos b-boys da Maré, diferentes modos
de apropriar a dança constituíam motivos de discórdia. Pude constatar que esses jovens
estavam divididos informalmente em dois subgrupos.
Essa divisão nas sociabilidades não estava vinculada a diferenças sociais ou à cor da pele. Eram relações do tipo “estabelecidos e outsiders” que tornavam compreensíveis tais antagonismos, resultantes
da capacidade de um dos subgrupos conseguir monopolizar as oportunidades de prestígio oferecidas no circuito break dance da cidade. 
ER  -