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Zuzarte, M. & Calheiros, M. M. (2010). Programa de intervenção nas interacções pais-filhos “Desenvolver a Sorrir”: estudo exploratório. Análise Psicológica. 28 (3), 491-504
M. Zuzarte and M. M. Calheiros, "Programa de intervenção nas interacções pais-filhos “Desenvolver a Sorrir”: estudo exploratório", in Análise Psicológica, vol. 28, no. 3, pp. 491-504, 2010
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TY - JOUR TI - Programa de intervenção nas interacções pais-filhos “Desenvolver a Sorrir”: estudo exploratório T2 - Análise Psicológica VL - 28 IS - 3 AU - Zuzarte, M. AU - Calheiros, M. M. PY - 2010 SP - 491-504 SN - 0870-8231 DO - 10.14417/ap.350 UR - http://www.scielo.mec.pt/pdf/aps/v28n3/v28n3a09.pdf AB - Este artigo descreve um Programa de intervenção nas interacções pais-filhos, em contextos lúdicos de aprendizagem, o qual é direccionado para famílias “de risco” com crianças até aos 3 anos. Apresenta ainda, um estudo de carácter exploratório onde se avalia a eficácia do programa. O Programa, que tem por objectivo desenvolver competências parentais através da modelagem e experimentação de interacções positivas em sete sessões, foi aplicado a 19 díades pais (Idade M=28.5; DP=9.48) criança (Idade M=21 meses; DP=0.99) em contexto domiciliário. As interacções das 19 díades foram avaliadas com o NCATS – Teaching Scale e o HOME utilizando-se um desenho de avaliação pré-pós teste. Os resultados indicam diferenças significativas em todas as áreas do meio da criança (estimulação diária, materiais lúdicos, ambiente, envolvimento e responsividade emocional e verbal dos pais) e da qualidade da interacção das díades (sensibilidade aos sinais, resposta ao descontentamento, promoção do desenvolvimento, clareza dos sinais e responsividade ao adulto). Não obstante o carácter exploratório do estudo, considera-se que quer a adesão e satisfação dos pais, quer os efeitos positivos do programa nas interacções das díades apontam para a pertinência da prossecução do seu estudo de validação com vista à sua generalização. ER -
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