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Graça, J., Calheiros, M. M. & Martins, A. (2010). Adaptação do Questionário de Autonomia nos Adolescentes (QAA) para a língua portuguesa. Laboratório de Psicologia. 8 (2), 237-250
J. D. Graça et al., "Adaptação do Questionário de Autonomia nos Adolescentes (QAA) para a língua portuguesa", in Laboratório de Psicologia, vol. 8, no. 2, pp. 237-250, 2010
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TY - JOUR TI - Adaptação do Questionário de Autonomia nos Adolescentes (QAA) para a língua portuguesa T2 - Laboratório de Psicologia VL - 8 IS - 2 AU - Graça, J. AU - Calheiros, M. M. AU - Martins, A. PY - 2010 SP - 237-250 SN - 1645-7927 DO - 10.14417/lp.644 UR - http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/index AB - O presente estudo tem como objectivo principal apresentar a versão portuguesa do Questionário de Autonomia nos Adolescentes, traduzido e adaptado a partir do Adolescent Autonomy Questionnaire (Noom, 1999). De forma a observar as qualidades psicométricas da versão portuguesa procedeu-se à análise da estrutura factorial, análise da fidelidade, análise da sensibilidade e correlações inter-factores. Os resultados obtidos com uma amostra de 171 adolescentes indicaram, através de análise factorial confirmatória, que o modelo original constituído por três dimensões não se revelou adequado à estrutura correlacional observada. Neste sentido, recorreu-se a uma análise exploratória que reproduziu uma estrutura composta por quatro factores – Auto-determinação; Independência; Autonomia cognitiva e Autonomia emocional. Em termos gerais, observaram-se indícios favoráveis à adequabilidade da presente versão do instrumento para a população adolescente portuguesa em contexto escolar. As diferenças observadas entre os participantes em função da idade (14-16 anos vs. 17-19 anos) são consistentes com os resultados obtidos nos estudos do instrumento original, fornecendo evidências adicionais favoráveis à validade da versão portuguesa. ER -