Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Luísa Veloso, Abrantes, P. & Craveiro, D. (2011). A avaliação externa das escolas como processo social. Educação, Sociedade e Culturas. 33, 69-88
M. L. Veloso et al., "A avaliação externa das escolas como processo social", in Educação, Sociedade e Culturas, no. 33, pp. 69-88, 2011
@article{veloso2011_1732210587181, author = "Luísa Veloso and Abrantes, P. and Craveiro, D.", title = "A avaliação externa das escolas como processo social", journal = "Educação, Sociedade e Culturas", year = "2011", volume = "", number = "33", pages = "69-88", url = "http://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/page/revista-esc-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas" }
TY - JOUR TI - A avaliação externa das escolas como processo social T2 - Educação, Sociedade e Culturas IS - 33 AU - Luísa Veloso AU - Abrantes, P. AU - Craveiro, D. PY - 2011 SP - 69-88 SN - 0872-7643 UR - http://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/page/revista-esc-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas AB - O artigo propõe uma análise crítica sobre os relatórios de avaliação externa como instrumentos com uma papel activo na (re)construção social das escolas. Tem como base empírica uma investigação sobre os contextos institucionais das escolas do ensino básico e secundário em Portugal que aborda a relação entre as políticas educativas, os modelos de organização, os perfis de liderança e o sucesso escolar e versa sobre dois grandes eixos analíticos: uma reflexão sobre uma das dimensões dos relatórios de avaliação externa das escolas – a participação dos vários agentes na vida das escolas; a percepção dos dirigentes das escolas sobre a avaliação externa. A investigação tem por base uma análise de conteúdo dos relatórios da avaliação externa das escolas realizada pela Inspecção-Geral da Educação nos anos de 2007, 2008 e 2009 das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve e um conjunto de entrevistas semidirectivas aos directores e aos presidentes dos conselhos gerais de 20 escolas. ER -