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Luísa Veloso, Abrantes, P. & Craveiro, D. (2011). A avaliação externa das escolas como processo social. Educação, Sociedade e Culturas. 33, 69-88
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M. L. Veloso et al.,  "A avaliação externa das escolas como processo social", in Educação, Sociedade e Culturas, no. 33, pp. 69-88, 2011
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TY  - JOUR
TI  - A avaliação externa das escolas como processo social
T2  - Educação, Sociedade e Culturas
IS  - 33
AU  - Luísa Veloso
AU  - Abrantes, P.
AU  - Craveiro, D.
PY  - 2011
SP  - 69-88
SN  - 0872-7643
UR  - http://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/page/revista-esc-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas
AB  - O artigo propõe uma análise crítica sobre os relatórios de avaliação externa como instrumentos com uma papel activo na (re)construção social das escolas. Tem como base empírica uma investigação sobre os contextos institucionais das escolas do ensino básico e secundário em Portugal que aborda a relação entre as políticas educativas, os modelos de organização, os perfis de liderança e o sucesso escolar e versa sobre dois grandes eixos analíticos: uma reflexão sobre uma das dimensões dos relatórios de avaliação externa das escolas – a participação dos vários agentes na vida das escolas; a percepção dos dirigentes das escolas sobre a avaliação externa. A investigação tem por base uma análise de conteúdo dos relatórios da avaliação externa das escolas realizada pela Inspecção-Geral da Educação nos anos de 2007, 2008 e 2009 das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve e um conjunto de entrevistas semidirectivas aos directores e aos presidentes dos conselhos gerais de 20 escolas. 
ER  -