Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Amâncio, L. (2001). O género na psicologia: uma história de desencontros e rupturas. Psicologia. 15 (1), 9-26
Exportar Referência (IEEE)
L. B. Amâncio,  "O género na psicologia: uma história de desencontros e rupturas", in Psicologia, vol. 15, no. 1, pp. 9-26, 2001
Exportar BibTeX
@article{amâncio2001_1713547858526,
	author = "Amâncio, L.",
	title = "O género na psicologia: uma história de desencontros e rupturas",
	journal = "Psicologia",
	year = "2001",
	volume = "15",
	number = "1",
	doi = "10.17575/rpsicol.v15i1.488",
	pages = "9-26",
	url = "http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - O género na psicologia: uma história de desencontros e rupturas
T2  - Psicologia
VL  - 15
IS  - 1
AU  - Amâncio, L.
PY  - 2001
SP  - 9-26
SN  - 0874-2049
DO  - 10.17575/rpsicol.v15i1.488
UR  - http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index
AB  - Apesar da sua longa existência na psicologia, só muito recentemente a investigação psicológica integrou o conceito de género e a comunidade científica assumiu as implicações teóricas e metodológicas que dele resultam, no quadro de um debate epistemológico que tem contribuído decisivamente para o questionamento e a mudança do olhar da disciplina sobre o seu território de reflexão e acção. É deste percurso, tão atribulado quanto produtivo, do conceito de género no seio da psicologia, que se dá conta neste artigo. A resistência da disciplina à ruptura paradigmática exigida pela perspectiva de género é ilustrada, num primeiro momento, com alguns exemplos da prevalecente ambiguidade na distinção entre sexo e género. Seguidamente, discutem-se os obstáculos à mudança de paradigma, em especial na tradição americana, situando a tensão então gerada no seio da disciplina no contexto de emergência dos novos movimentos sociais. Por último, discutem-se os desenvolvimentos recentes da psicologia social europeia, no quadro da articulação entre os modelos da identidade social e das representações sociais, procurando mostrar a consistência teórica que os caracteriza.
ER  -