Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Nunes, N. (2015). Desigualdades multidimensionais: diagnósticos em questão . Debate em torno do livro 'Desigualdades em Questão'.
Export Reference (IEEE)
N. F. Nunes,  "Desigualdades multidimensionais: diagnósticos em questão ", in Debate em torno do livro 'Desigualdades em Questão', Lisbon, 2015
Export BibTeX
@misc{nunes2015_1716071647260,
	author = "Nunes, N.",
	title = "Desigualdades multidimensionais: diagnósticos em questão ",
	year = "2015",
	howpublished = "Other",
	url = "http://cies.iscte.pt/np4/?newsId=971&fileName=Debate_15abril2015.pdf"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Desigualdades multidimensionais: diagnósticos em questão 
T2  - Debate em torno do livro 'Desigualdades em Questão'
AU  - Nunes, N.
PY  - 2015
CY  - Lisbon
UR  - http://cies.iscte.pt/np4/?newsId=971&fileName=Debate_15abril2015.pdf
AB  - As desigualdades de género persistem em múltiplos domínios. A partir da problemática das desigualdades sociais e da análise de classes, tomando a Europa como referente de observação sociológica, será desenvolvida uma abordagem teórica, problematizante e empírica do fenómeno social complexo e integrado que constitui a ação coletiva. 
Se as desigualdades de género constituem um tema de grande visibilidade pública nas sociedades industrializadas e do conhecimento, e se hoje é plenamente reconhecida a relativa exclusão das mulheres da esfera política, sobretudo ao nível da sua presença nas instituições políticas, põe-se uma pergunta: também se verificam tais desigualdades de participação cidadã em relação a diferentes modalidades de ação coletiva? 
E que relevância explicativa terão as desigualdades de classes para, precisamente, clarificarem o comportamento dos sexos masculino e feminino em relação à ação coletiva? Nesta abordagem será analisado o impacto da interpenetração estrutural da classe social e do género sobre as práticas de ação coletiva.
Como se está a refletir na ação coletiva a presença feminina, considerando a participação no mercado de trabalho e a escolaridade? Ao projetar-se a análise de classes para o contexto europeu, são aqui analisadas as influências dos recursos educativos sobre as práticas de ação coletiva de homens e mulheres.
A estratégia metodológica da investigação assenta na articulação entre uma escala transnacional europeia dos cidadãos europeus e uma escala comparativa de vinte e seis países da Europa, a partir da exploração dos dados do “European Social Survey” (anos de 2008 e de 2006).
São trabalhados indicadores de desigualdades sociais, de práticas de ação coletiva e o índice Global Gender Gap, que se reporta a um leque mais variado de dimensões das desigualdades de género. 

ER  -