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Carvalho, R., Pereira, I. & Esperança, J. (2012). O papel das parcerias na internacionalização das empresas portuguesas . Economia Global e Gestão. 17, 9-29
R. M. Carvalho et al., "O papel das parcerias na internacionalização das empresas portuguesas ", in Economia Global e Gestão, vol. 17, pp. 9-29, 2012
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TY - JOUR TI - O papel das parcerias na internacionalização das empresas portuguesas T2 - Economia Global e Gestão VL - 17 AU - Carvalho, R. AU - Pereira, I. AU - Esperança, J. PY - 2012 SP - 9-29 SN - 0873-7444 UR - https://indeg.iscte-iul.pt/ AB - Este estudo analisa os determinantes da formação de parcerias em processos de internacionalização, em particular para mercados emergentes. O estudo confirma um impacto positivo da procura de competências no processo de formação de parcerias. Ficou também demonstrado que o estabelecimento de parcerias está negativamente relacionado com o grau de aprendizagem resultante dos processos de investimento direto estrangeiro. O estudo permite, também, confirmar que o estabelecimento de parcerias é maior em mercados emergentes, assim como o estabelecimento de parcerias é maior quando o potencial parceiro é uma empresa sediada no país de destino. Finalmente, o estudo confirma o impacto positivo e estatisticamente significativo do estabelecimento de parcerias quando a capacidade de decisão (maioria do capital social) é assegurada pela empresa multinacional. ER -