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Saraiva, M. (2009).  Implementação dos princípios de Deming no ensino superior português. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração. 1 (2), 84-109
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M. M. Saraiva,  " Implementação dos princípios de Deming no ensino superior português", in Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, vol. 1, no. 2, pp. 84-109, 2009
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TY  - JOUR
TI  -  Implementação dos princípios de Deming no ensino superior português
T2  - Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração
VL  - 1
IS  - 2
AU  - Saraiva, M.
PY  - 2009
SP  - 84-109
SN  - 1984-5294
AB  - Em Portugal, como em muitos outros países, as crescentes preocupações com a qualidade e sua melhoria nas instituições de ensino superior e a necessidade destas demonstrarem perante terceiros que são responsáveis e que gerem eficaz e eficientemente os seus recursos, desempenhando correctamente as suas funções e contribuindo de forma efectiva para o desenvolvimento da sociedade em que se inserem, conduziram a que, cada vez mais, seja discutida a possibilidade de aplicação de abordagens e referenciais inicialmente concebidos para o sector empresarial, como os modelos baseados nos princípios e conceitos da Gestão da Qualidade Total (TMQ). Assim, neste presente artigo procurou-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante sobre a Total Quality Management,
debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming, e averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por Deming, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. 
ER  -