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Nunes, N. (2013). Desigualdades de género, trabalho e ação coletiva na Europa. XV Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho.
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N. F. Nunes,  "Desigualdades de género, trabalho e ação coletiva na Europa", in XV Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho, Covilhã, 2013
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TY  - CPAPER
TI  - Desigualdades de género, trabalho e ação coletiva na Europa
T2  - XV Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho
AU  - Nunes, N.
PY  - 2013
CY  - Covilhã
UR  - http://www.fpce.up.pt/ciie/?q=news/call-papers-xv-encontro-nacional-de-siot
AB  - Terão as desigualdades de género relevância sobre a ação coletiva na Europa? Que impactos sobre a cidadania está provocar o aumento da escolaridade das mulheres? A partir da centralidade do trabalho e de uma análise das desigualdades sociais, procura-se compreender a adesão à cidadania e ação coletiva de homens e mulheres na Europa. É desenvolvida uma perspetiva multidimensional dos efeitos conjugados da classe social e do género sobre a formação da ação coletiva, para tal analisando os dados do inquérito internacional “European Social Survey” (anos de 2008 e de 2006), onde, tomando a Europa como referente de observação sociológica, se adotou uma estratégia metodológica de articulação das escalas transnacional e comparativa de vinte e seis países europeus. São trabalhados indicadores de desigualdades sociais, de práticas de ação coletiva e o índice “global gender gap”, que se reporta a um leque mais variado de dimensões das desigualdades de género. Infere-se sobre a participação dos sexos em relação a um conjunto de diferentes modalidades de ação coletiva, associação laboral e associação política. Verifica-se que a participação feminina é menor que a dos homens, mas esse desequilíbrio torna-se mais acentuado à medida que observamos o comportamento das classes mais favorecidas até às classes subalternas. A intersecção do género e da classe cria específicas oportunidades e obstáculos à ação coletiva. O género cria divisões sociais que ocorrem dentro das classes em vez de as atravessarem transversalmente. Os recursos educativos constituem um ‘fator exponencial’ sobre a capacidade de ação coletiva em todas as classes sociais e situações de género. Os países europeus onde é mais efetiva a igualdade de género são aqueles cujos cidadãos desenvolvem níveis mais participados e paritários de ação coletiva.
ER  -