Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Matos, M. G., Branco, J. D., Carvalhosa, S. F., Silva, M. N. & Carvalhosa, J. (2005). Promoção de competências pessoais e sociais nos idosos: programa de intervenção na comunidade. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. 1 (2), 95-102
Exportar Referência (IEEE)
M. G. Matos et al.,  "Promoção de competências pessoais e sociais nos idosos: programa de intervenção na comunidade", in Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, vol. 1, no. 2, pp. 95-102, 2005
Exportar BibTeX
@article{matos2005_1766650614487,
	author = "Matos, M. G. and Branco, J. D. and Carvalhosa, S. F. and Silva, M. N. and Carvalhosa, J.",
	title = "Promoção de competências pessoais e sociais nos idosos: programa de intervenção na comunidade",
	journal = "Revista Brasileira de Terapias Cognitivas",
	year = "2005",
	volume = "1",
	number = "2",
	doi = "10.5935/1808-5687.20050025",
	pages = "95-102",
	url = "http://www.rbtc.org.br/detalhe_artigo.asp?id=25"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Promoção de competências pessoais e sociais nos idosos: programa de intervenção na comunidade
T2  - Revista Brasileira de Terapias Cognitivas
VL  - 1
IS  - 2
AU  - Matos, M. G.
AU  - Branco, J. D.
AU  - Carvalhosa, S. F.
AU  - Silva, M. N.
AU  - Carvalhosa, J.
PY  - 2005
SP  - 95-102
SN  - 1808-5687
DO  - 10.5935/1808-5687.20050025
UR  - http://www.rbtc.org.br/detalhe_artigo.asp?id=25
AB  -  O presente artigo descreve a implementação e avaliação de um Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais PPCPS (Matos, 1998; 2005) implementado em meio comunitário. O programa teve como objetivos a promoção de estilos de vida saudáveis através do desenvolvimento de competências sociais e incluiu conteúdos na área da comunicação interpessoal, identificação e solução de problemas, identificação e gestão de emoções e afirmação pessoal. O grupo foi constituído por 33 idosos residentes numa Freguesia de Lisboa, com idades compreendidas entre os 58 e 86 anos, na sua maioria do género feminino. As sessões semanais foram realizadas através de atividades de dramatização e grupos focais (grupos de discussão centrados num tema). Os dados obtidos na avaliação demonstram melhorias ao nível das preocupações pessoais e necessidades de aconselhamento, da percepção de bem-estar e das competências pessoais. Os resultados vêm sublinhar as vantagens da implementação do PPCS na promoção da saúde junto da população idosa e uma autonomização face aos serviços de saúde.
ER  -