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Branco, I., Monteiro, L. & Veríssimo, M. (2015). O conhecimento e acesso ao script de base segura e a percepção de suporte social em mães com crianças em idade pré-escolar. Análise Psicológica. 33 (2), 247-259
I. Branco et al., "O conhecimento e acesso ao script de base segura e a percepção de suporte social em mães com crianças em idade pré-escolar", in Análise Psicológica, vol. 33, no. 2, pp. 247-259, 2015
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TY - JOUR TI - O conhecimento e acesso ao script de base segura e a percepção de suporte social em mães com crianças em idade pré-escolar T2 - Análise Psicológica VL - 33 IS - 2 AU - Branco, I. AU - Monteiro, L. AU - Veríssimo, M. PY - 2015 SP - 247-259 SN - 0870-8231 DO - 10.14417/ap.936 UR - http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/936 AB - O presente estudo analisou a relação entre o conhecimento e acesso ao script de base segura de mães e a sua perceção da qualidade do suporte social recebido. Participaram 36 mães (casadas ou a viver em união de facto, apenas uma se encontrava divorciada), com crianças em idade pré-escolar. De modo a aceder às representações de vinculação utilizou-se as Narrativas de Representação da Vinculação em Adultos. Analisou-se a validade do instrumento, controlando-se pela primeira vez, em amostras portuguesas, a competência verbal (ICV) dos sujeitos. O Suporte Social percebido foi avaliado com base na Escala de Satisfação com o Suporte Social. Os resultados indicam que existe uma correlação marginalmente significativa entre o valor Total do script de base segura e o ICV dos sujeitos; e que o script materno apenas se encontra relacionada com a dimensão do suporte social – Atividades Sociais (controlando o ICV). Os resultados foram discutidos no contexto da teoria da vinculação de Bowlby/Ainsworth (em particular dos Modelos Internos Dinâmicos) e do Suporte Social Percebido, com reflexões sobre os aspectos metodológicos. ER -