Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Correia, A. & Passos, A. M. (2015). Da gestão para o desenvolvimento de carreira: Uma perspetiva sobre as carreiras do séc. XXI. In A. I. Ferreira, L. F. Martinez, F. Nunes, & H. Duarte (Ed.), GRH para gestores . (pp. 337-370). Lisboa: RH Editora.
Exportar Referência (IEEE)
A. M. Correia and A. M. Passos,  "Da gestão para o desenvolvimento de carreira: Uma perspetiva sobre as carreiras do séc. XXI", in GRH para gestores , A. I. Ferreira, L. F. Martinez, F. Nunes, & H. Duarte, Ed., Lisboa, RH Editora, 2015, pp. 337-370
Exportar BibTeX
@incollection{correia2015_1714115412228,
	author = "Correia, A. and Passos, A. M.",
	title = "Da gestão para o desenvolvimento de carreira: Uma perspetiva sobre as carreiras do séc. XXI",
	booktitle = "GRH para gestores ",
	year = "2015",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "337-337",
	publisher = "RH Editora",
	address = "Lisboa",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Da gestão para o desenvolvimento de carreira: Uma perspetiva sobre as carreiras do séc. XXI
T2  - GRH para gestores 
AU  - Correia, A.
AU  - Passos, A. M.
PY  - 2015
SP  - 337-370
CY  - Lisboa
AB  - Ao longo dos últimos tempos temos vindo a assistir a mudanças na envolvente organizacional como resultado da globalização, das novas tecnologias, e de pressões económicas, políticas e sociais. Estas mudanças têm tido fortes implicações tanto na forma como as pessoas trabalham e como encaram o trabalho, como também na sua gestão, principalmente no que diz respeito ao planeamento e gestão das carreiras (Baruch, 2004; Buchner, 2007). 
Num contexto caracterizado pela incerteza e instabilidade como aquele em que vivemos hoje em dia, não faz sentido um planeamento de carreira a longo prazo ou pensar em construir carreira numa única organização (Passos, 1999). É assim necessário adquirir uma nova perspectiva do sistema de gestão de carreiras, apostando cada vez mais no desenvolvimento da carreira do indivíduo e não tanto na sua gestão. De facto, hoje em dia é vital apostar no desenvolvimento de competências que permitam ter a adaptabilidade e a flexibilidade necessárias para lidar com a dinâmica e incerteza do actual contexto de trabalho. 
As novas carreiras, também denominadas de carreiras contemporâneas ou as carreiras do século XXI, são assim encaradas como sendo dinâmicas e fluídas, contrariando as carreiras tradicionais ou carreiras verticais perspectivadas como sendo lineares, mais estáticas e rígidas. 
O presente capítulo tem como objectivo sistematizar as principais mudanças no modo como se percepcionam as carreiras individuais e qual o papel dos Gestores de Recursos Humanos no seu desenvolvimento.
ER  -