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Passos, A. M., Silva, S. A. & Santos, C. M. (2011). Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas. Psychologica. 55, 273-290
A. M. Passos et al., "Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas", in Psychologica, vol. 55, pp. 273-290, 2011
@article{passos2011_1734886001344, author = "Passos, A. M. and Silva, S. A. and Santos, C. M.", title = "Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas", journal = "Psychologica", year = "2011", volume = "55", number = "", doi = "10.14195/1647-8606_55_14", pages = "273-290", url = "http://iduc.uc.pt/index.php/psychologica/article/view/1131" }
TY - JOUR TI - Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas T2 - Psychologica VL - 55 AU - Passos, A. M. AU - Silva, S. A. AU - Santos, C. M. PY - 2011 SP - 273-290 SN - 0871-4657 DO - 10.14195/1647-8606_55_14 UR - http://iduc.uc.pt/index.php/psychologica/article/view/1131 AB - O objectivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto de duas dimensões específicas do clima de equipa (clima de orientação para a aprendizagem e clima de segurança psicológica), enquanto factor contextual de natureza cognitiva, nos diferentes tipos de conflito das equipas. Colocou-se a hipótese de que a relação entre orientação para a aprendizagem e os diferentes tipos de conflito é moderada pelo clima de segurança psicológica. Participaram neste estudo 218 equipas (959 indivíduos) envolvidas numa competição de estratégia e gestão que decorreu ao longo de cinco semanas. Globalmente, os resultados suportaram as hipóteses da influência directa do clima de equipa nos conflitos intragrupais no sentido em que climas mais positivos diminuem os conflitos nas equipas. Os resultados suportaram igualmente a hipótese do papel moderador da segurança psicológica na relação entre orientação para a aprendizagem e o conflito relacional e o conflito de gestão de tempo, sendo que a orientação para a aprendizagem reduz os conflitos quer relacionais quer de gestão de tempo nas situações de elevada segurança psicológica. Estes resultados chamam a atenção para a importância dos climas de equipa nos processos e dinâmicas entre os membros. ER -