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Sampaio, S. (2015). Turismo, olhares e imagens em movimento: do arquivo como repositório ao arquivo como campo. Análise Social. 50 (217), 830-843
P. S. Sampaio, "Turismo, olhares e imagens em movimento: do arquivo como repositório ao arquivo como campo", in Análise Social, vol. 50, no. 217, pp. 830-843, 2015
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TY - JOUR TI - Turismo, olhares e imagens em movimento: do arquivo como repositório ao arquivo como campo T2 - Análise Social VL - 50 IS - 217 AU - Sampaio, S. PY - 2015 SP - 830-843 SN - 0003-2573 UR - http://analisesocial.ics.ul.pt/ AB - Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas. ER -