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Gonçalves, E. (2013). A regulação parental nas escolas na perspetiva dos diretores de escola e dos presidentes das associações de pais. CIES e-Working Paper N.º 158/2013. 1-31
E. P. Gonçalves, "A regulação parental nas escolas na perspetiva dos diretores de escola e dos presidentes das associações de pais", in CIES e-Working Paper N.º 158/2013, Lisboa, pp. 1-31, 2013
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TY - EJOUR TI - A regulação parental nas escolas na perspetiva dos diretores de escola e dos presidentes das associações de pais T2 - CIES e-Working Paper N.º 158/2013 AU - Gonçalves, E. PY - 2013 SP - 1-31 CY - Lisboa AB - A participação parental nas estruturas formais das escolas, instituídas como parte da nova gestão escolar na qual as comunidades locais partilham a função de reguladoras da educação com o Estado central, é um fenómeno recente em Portugal. As famílias podem decidir sobre e avaliar a escola através dos seus representantes nos conselhos gerais e de turma e das associações de pais. O objetivo é compreender como os diretores de escola e os presidentes das associações de pais apreendem esta nova forma de “parceria” e como a colocam em prática, tendo em conta que as escolas se tornaram instituições fechadas ao exterior e que a população portuguesa tem uma fraca capacidade associativa, a qual é essencial à participação das famílias que é sempre voluntária. ER -