Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Gonçalves, E. (2013). A regulação parental nas escolas na perspetiva dos diretores de escola e dos presidentes das associações de pais. CIES e-Working Paper N.º 158/2013. 1-31
Exportar Referência (IEEE)
E. P. Gonçalves,  "A regulação parental nas escolas na perspetiva dos diretores de escola e dos presidentes das associações de pais", in CIES e-Working Paper N.º 158/2013, Lisboa, pp. 1-31, 2013
Exportar BibTeX
@unpublished{gonçalves2013_1716101078644,
	author = "Gonçalves, E.",
	title = "A regulação parental nas escolas na perspetiva dos diretores de escola e dos presidentes das associações de pais",
	year = "2013",
	url = ""
}
Exportar RIS
TY  - EJOUR
TI  - A regulação parental nas escolas na perspetiva dos diretores de escola e dos presidentes das associações de pais
T2  - CIES e-Working Paper N.º 158/2013
AU  - Gonçalves, E.
PY  - 2013
SP  - 1-31
CY  - Lisboa
AB  - A participação parental nas estruturas formais das escolas, instituídas como parte da nova gestão escolar na qual as comunidades locais partilham a função de reguladoras da educação com o Estado central, é um fenómeno recente em Portugal. As famílias podem decidir sobre e avaliar a escola através dos seus representantes nos conselhos gerais e de turma e das associações de pais. O objetivo é compreender como os diretores de escola e os presidentes das associações de pais apreendem esta nova forma de “parceria” e como a colocam em prática, tendo em conta que as escolas se tornaram instituições fechadas ao exterior e que a população portuguesa tem uma fraca capacidade associativa, a qual é essencial à participação das famílias que é sempre voluntária.
ER  -