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Belchior, A. M. (2015). Crise económica e perceções sobre a ideologia dos partidos políticos em Portugal (2008-2012). Análise Social. 50 (217), 734-760
A. M. Belchior, "Crise económica e perceções sobre a ideologia dos partidos políticos em Portugal (2008-2012)", in Análise Social, vol. 50, no. 217, pp. 734-760, 2015
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TY - JOUR TI - Crise económica e perceções sobre a ideologia dos partidos políticos em Portugal (2008-2012) T2 - Análise Social VL - 50 IS - 217 AU - Belchior, A. M. PY - 2015 SP - 734-760 SN - 0003-2573 UR - http://analisesocial.ics.ul.pt/ AB - Como são ideologicamente percepcionados os partidos políticos em Portugal? Em que medida os cidadãos percepcionam mais ou menos rigorosamente a posição ideológica dos mesmos? E em que medida a crise económica que atingiu Portugal em 2010 afetou estas percepções? A presente pesquisa analisa as percepções dos portugueses sobre as posições ideológicas dos partidos políticos visando, em particular, avaliar a validade da teoria da deslocalização (do efeito de assimilação e do efeito de contraste) no enviesamento das percepções e a importância que a emergência da crise económica em 2010 terá tido, intensificando ou atenuando esse enviesamento. Os resultados revelam um aprofundamento da polarização das percepções dos indivíduos relativamente à localização ideológica dos partidos após a emergência da crise. Os efeitos de deslocalização estão presentes na explicação das percepções, em especial o efeito de assimilação, assim como, embora em menor grau, o efeito de contraste, em particular em relação aos partidos de direita. A ocorrência da crise económica surge associada ao intensificar dos efeitos de contraste, em particular à direita, mas não per se. Esta aparenta antes ser mediadora do impacto das afinidades ideológicas e partidárias, validando desta forma a teoria da deslocalização. ER -
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