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Belchior, A. M. (2015). Crise económica e perceções sobre a ideologia dos partidos políticos em Portugal (2008-2012). Análise Social. 50 (217), 734-760
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A. M. Belchior,  "Crise económica e perceções sobre a ideologia dos partidos políticos em Portugal (2008-2012)", in Análise Social, vol. 50, no. 217, pp. 734-760, 2015
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TY  - JOUR
TI  - Crise económica e perceções sobre a ideologia dos partidos políticos em Portugal (2008-2012)
T2  - Análise Social
VL  - 50
IS  - 217
AU  - Belchior, A. M.
PY  - 2015
SP  - 734-760
SN  - 0003-2573
UR  - http://analisesocial.ics.ul.pt/
AB  - Como são ideologicamente percepcionados os partidos políticos em Portugal? Em que medida os cidadãos percepcionam mais ou menos rigorosamente a posição ideológica dos mesmos? E em que medida a crise económica que atingiu Portugal em 2010 afetou estas percepções? A presente pesquisa analisa as percepções dos portugueses sobre as posições ideológicas dos partidos políticos visando, em particular, avaliar a validade da teoria da deslocalização (do efeito de assimilação e do efeito de contraste) no enviesamento das percepções e a importância que a emergência da crise económica em 2010 terá tido, intensificando ou atenuando esse enviesamento. Os resultados revelam um aprofundamento da polarização das percepções dos indivíduos relativamente à localização ideológica dos partidos após a emergência da crise. Os efeitos de deslocalização estão presentes na explicação das percepções, em especial o efeito de assimilação, assim como, embora em menor grau, o efeito de contraste, em particular em relação aos partidos de direita. A ocorrência da crise económica surge associada ao intensificar dos efeitos de contraste, em particular à direita, mas não per se. Esta aparenta antes ser mediadora do impacto das afinidades ideológicas e partidárias, validando desta forma a teoria da deslocalização. 
ER  -