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Vicente, M. & Stoleroff, A. (2015). A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos.
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M. A. Vicente and A. D. Stoleroff,  "A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade", in I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos, Lisboa, 2015
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TY  - CPAPER
TI  - A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade
T2  - I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos
AU  - Vicente, M.
AU  - Stoleroff, A.
PY  - 2015
CY  - Lisboa
AB  - Nas últimas décadas, a implementação de medidas de reforma administrativa, influenciadas pelo paradigma da Nova Gestão Pública, esteve na origem da reconceptualização dos modos de prestação de serviços públicos em diversos setores de atividade. O ensino superior não escapou a estas tendências de reforma neoliberais, passando a operar de acordo com mecanismos de mercado e princípios de racionalidade económica. A avaliação do desempenho dos profissionais académicos, assente em critérios meritocráticos e de quantificação, constitui uma das medidas implementadas que tem em vista o controlo e a supervisão à distância do trabalho produzido por estes profissionais.
O presente projeto tem por objetivo analisar os efeitos da implementação destes sistemas de quantificação dos desempenhos dos docentes do ensino superior a nível micro organizacional, tendo por base a perspetiva dos sindicatos representativos do setor e as posições assumidas pelos diversos ativistas sindicais nas várias instituições de ensino superior. 

ER  -