Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Vaz, C. (2007). Night-Clubs e Cabarets em Lisboa: os clubes nocturnos dos "loucos anos vinte". First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb).
Exportar Referência (IEEE)
C. S. Vaz,  "Night-Clubs e Cabarets em Lisboa: os clubes nocturnos dos "loucos anos vinte"", in 1st Int. Conf. of Young Urban Researchers (FICYUrb), Lisboa, 2007
Exportar BibTeX
@misc{vaz2007_1711648709603,
	author = "Vaz, C.",
	title = "Night-Clubs e Cabarets em Lisboa: os clubes nocturnos dos "loucos anos vinte"",
	year = "2007",
	howpublished = "Outro",
	url = "http://conferencias.iscte.pt/index.php?cf=3"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Night-Clubs e Cabarets em Lisboa: os clubes nocturnos dos "loucos anos vinte"
T2  - First International Conference of Young Urban Researchers (FICYUrb)
AU  - Vaz, C.
PY  - 2007
CY  - Lisboa
UR  - http://conferencias.iscte.pt/index.php?cf=3
AB  - A cidade traduz-se em termos espacio-temporais na sua fisionomia, forma e identidade urbana. Esta realidade orgânica, desde sempre em constante mudança, viu o seu ritmo acelerar-se vorazmente com os tempos modernos e industrializados. Na Lisboa dos anos 20 do século passado, os clubes nocturnos traduziam esta ideia de modernidade e boémia que era cada vez mais valorizada depois dos anos difíceis da I Guerra.
Procurar-se-á aqui desenhar um breve roteiro dos espaços de diversão nocturna em Lisboa na década de 1920, particularmente os espaços frequentados pelas elites urbanas que almejavam acompanhar o ritmo frenético dos "loucos anos vinte".
Além do necessário inventário dos denominados "night-clubs" e "cabarets", de forma a localizar a sua existência em termos espaciais e temporais, procurar-se-á descrever estes locais focando diversos aspectos. Quais as actividades ali desenvolvidas? Quem os frequentava? Como se organizava e caracterizava o espaço no seu interior? A aproximação destes espaços aos casinos, espaços de jogo legal e diversão, é da maior pertinência, por remeter para conotação do clube nocturno com locais de semi-marginalidade legal, além de ser factor incontornável para a análise das causas que determinaram o seu encerramento.
Outras linhas de abordagens manifestam-se como igualmente pertinentes: averiguar o impacto destes estabelecimentos de diversão nocturna no espaço público e na sociedade lisboeta, bem como a sua a influência na imagem de certas zonas da cidade e da cidade em si mesma, através da análise da representação destes locais na imprensa, na literatura e no cinema da época.
ER  -