Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ribeiro, Iolanda & Tavares, S. M. (2015). Customização do atrabalho, autoeficácia, reiliência e entusiasmo no trabalho: um estudo em dois tempos. VIII Simpósio sobre Comportamento Organizacional “As pessoas no centro das mudanças”.
Exportar Referência (IEEE)
I. Ribeiro and S. M. Tavares,  "Customização do atrabalho, autoeficácia, reiliência e entusiasmo no trabalho: um estudo em dois tempos", in VIII Simpósio sobre Comportamento Organizacional “As pessoas no centro das mudanças”., Lisboa, 2015
Exportar BibTeX
@misc{ribeiro2015_1732235436995,
	author = "Ribeiro, Iolanda and Tavares, S. M.",
	title = "Customização do atrabalho, autoeficácia, reiliência e entusiasmo no trabalho: um estudo em dois tempos",
	year = "2015",
	howpublished = "Outro",
	url = "http://appsicologia.org/8Simpoco/Page?Id=22"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Customização do atrabalho, autoeficácia, reiliência e entusiasmo no trabalho: um estudo em dois tempos
T2  - VIII Simpósio sobre Comportamento Organizacional “As pessoas no centro das mudanças”.
AU  - Ribeiro, Iolanda
AU  - Tavares, S. M.
PY  - 2015
CY  - Lisboa
UR  - http://appsicologia.org/8Simpoco/Page?Id=22
AB  - O presente estudo pretende explorar como é que a customização do trabalho dos professores influencia o seu entusiasmo no trabalho. A customização do trabalho tem vindo a ser conceptualizada como dizendo respeito às estratégias que os indivíduos usam de forma proactiva para optimizarem as características do seu trabalho, diminuindo as suas exigências e/ou aumentando os seus recursos. Neste estudo hipotetizámos que a customização do trabalho que os professores fazem no primeiro período lectivo está positivamente associada aos recursos pessoais que possuem no final do 3ª período. Por sua vez, o aumento destes recursos pessoais, nomeadamente da auto-eficácia e da resiliência, está positivamente associado ao entusiamo no trabalho registado no final do 3ª período. Para testar esta hipótese foi realizado um estudo com dados recolhidos em dois momentos do tempo: no final do primeiro período lectivo e no final do terceiro período, 5 meses depois. Uma amostra de 560 professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico de escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo responderam ao 1º questionário e 175 responderam ao segundo questionário. A amostra de participantes com questionários emparelhados ficou constituida por 84 professores. Os resultados deste estudo mostram que os professores que mais customizam o seu trabalho têm níveis mais elevados de entusiasmo, reportando um maior vigor e dedicação ao seu trabalho cinco meses depois. Os resultados sugerem ainda que esta relação é explicada pelo aumento da auto-eficácia e da resiliência; recursos pessoais positivamente associados aos comportamentos proactivos de redesenho do trabalho por parte do professor. As evidências empíricas do presente trabalho apontam para a necessidade dos gestores escolares propocionarem ambientes de trabalho que impulsionem a realização de comportamentos de customização do trabalho por parte dos professores, como forma de incrementar os seus recursos pessoais, bem como o seu entusiasmo no trabalho.


ER  -