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Ribeiro, Iolanda & Tavares, S. M. (2015). Customização do atrabalho, autoeficácia, reiliência e entusiasmo no trabalho: um estudo em dois tempos. VIII Simpósio sobre Comportamento Organizacional “As pessoas no centro das mudanças”.
I. Ribeiro and S. M. Tavares, "Customização do atrabalho, autoeficácia, reiliência e entusiasmo no trabalho: um estudo em dois tempos", in VIII Simpósio sobre Comportamento Organizacional “As pessoas no centro das mudanças”., Lisboa, 2015
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TY - CPAPER TI - Customização do atrabalho, autoeficácia, reiliência e entusiasmo no trabalho: um estudo em dois tempos T2 - VIII Simpósio sobre Comportamento Organizacional “As pessoas no centro das mudanças”. AU - Ribeiro, Iolanda AU - Tavares, S. M. PY - 2015 CY - Lisboa UR - http://appsicologia.org/8Simpoco/Page?Id=22 AB - O presente estudo pretende explorar como é que a customização do trabalho dos professores influencia o seu entusiasmo no trabalho. A customização do trabalho tem vindo a ser conceptualizada como dizendo respeito às estratégias que os indivíduos usam de forma proactiva para optimizarem as características do seu trabalho, diminuindo as suas exigências e/ou aumentando os seus recursos. Neste estudo hipotetizámos que a customização do trabalho que os professores fazem no primeiro período lectivo está positivamente associada aos recursos pessoais que possuem no final do 3ª período. Por sua vez, o aumento destes recursos pessoais, nomeadamente da auto-eficácia e da resiliência, está positivamente associado ao entusiamo no trabalho registado no final do 3ª período. Para testar esta hipótese foi realizado um estudo com dados recolhidos em dois momentos do tempo: no final do primeiro período lectivo e no final do terceiro período, 5 meses depois. Uma amostra de 560 professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico de escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo responderam ao 1º questionário e 175 responderam ao segundo questionário. A amostra de participantes com questionários emparelhados ficou constituida por 84 professores. Os resultados deste estudo mostram que os professores que mais customizam o seu trabalho têm níveis mais elevados de entusiasmo, reportando um maior vigor e dedicação ao seu trabalho cinco meses depois. Os resultados sugerem ainda que esta relação é explicada pelo aumento da auto-eficácia e da resiliência; recursos pessoais positivamente associados aos comportamentos proactivos de redesenho do trabalho por parte do professor. As evidências empíricas do presente trabalho apontam para a necessidade dos gestores escolares propocionarem ambientes de trabalho que impulsionem a realização de comportamentos de customização do trabalho por parte dos professores, como forma de incrementar os seus recursos pessoais, bem como o seu entusiasmo no trabalho. ER -