Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Magalhães, E. & Lopes, J. (2011). Auto-conceito em adolescentes institucionalizadas: um estudo exploratório. Psicologia. 25 (2), 163-180
Exportar Referência (IEEE)
E. V. Magalhães and J. Lopes,  "Auto-conceito em adolescentes institucionalizadas: um estudo exploratório", in Psicologia, vol. 25, no. 2, pp. 163-180, 2011
Exportar BibTeX
@article{magalhães2011_1714736683854,
	author = "Magalhães, E. and Lopes, J.",
	title = "Auto-conceito em adolescentes institucionalizadas: um estudo exploratório",
	journal = "Psicologia",
	year = "2011",
	volume = "25",
	number = "2",
	doi = "10.17575/rpsicol.v25i2.292",
	pages = "163-180",
	url = "http://appsicologia.org/Page?Id=17"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Auto-conceito em adolescentes institucionalizadas: um estudo exploratório
T2  - Psicologia
VL  - 25
IS  - 2
AU  - Magalhães, E.
AU  - Lopes, J.
PY  - 2011
SP  - 163-180
SN  - 0874-2049
DO  - 10.17575/rpsicol.v25i2.292
UR  - http://appsicologia.org/Page?Id=17
AB  - A literatura sugere que o acolhimento institucional poderá ter impactopsicológico negativo na infância, nomeadamente, níveis de auto-estima reduzidos, auto-culpabilização, sentimentos de incompetência e uma percepção por parte dos jovens de uma elevada incerteza relativamente ao seu percurso de vida futuro. Neste trabalho serão apresentados resultados de um estudo comparativo ao nível do auto-conceito entre adolescentes institucionalizadas e adolescentes não institucionalizadas. O estudo envolveu 78 participantes (100% do sexo feminino) da zona Norte do país (Institucionalizadas: N=39; 50%), que preencheram a Escalade Auto-conceito de Piers-Harris para Crianças. Os resultados revelaram que asadolescentes institucionalizadas apresentam níveis globais de auto-conceito mais reduzidos, tendo-se obtido resultados idênticos para algumas dimensões do auto-conceito (aspectos intelectuais, escolares e comportamentais) . Contudo, outras áreas do auto-conceito parecem relativamente protegidas desta percepção menos positiva, o que poderá indiciar a presença de factores protectores. No futuro, outras dimensões de ajustamento psicológico deverão ser exploradas ao nível da investigação com adolescentes institucionalizados, numa abordagem multidimensional e se possível longitudinal.
ER  -