Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Jorge Ferreira & Amaro, M. I. (2015). Estudios de grado, master y doctorado en Servicio Social en Portugal: calidad e innovación en Educación e Investigación. XII Foro Internacional sobre Evaluatión de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior.
J. M. Ferreira and M. I. Amaro, "Estudios de grado, master y doctorado en Servicio Social en Portugal: calidad e innovación en Educación e Investigación.", in XII Foro Internacional sobre Evaluatión de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior, Sevilha, Espanha, 2015
@misc{ferreira2015_1714837821706, author = "Jorge Ferreira and Amaro, M. I.", title = "Estudios de grado, master y doctorado en Servicio Social en Portugal: calidad e innovación en Educación e Investigación.", year = "2015", howpublished = "Outro", url = "" }
TY - CPAPER TI - Estudios de grado, master y doctorado en Servicio Social en Portugal: calidad e innovación en Educación e Investigación. T2 - XII Foro Internacional sobre Evaluatión de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior AU - Jorge Ferreira AU - Amaro, M. I. PY - 2015 CY - Sevilha, Espanha AB - A presente comunicação está dividida em 2 partes: Parte 1- avaliação da qualidade da formação em Serviço social 1º, 2º e 3º ciclo em Serviço Social. Utilizamos a metodologia do método Delph e elaboramos uma escala aplicada a estudantes do último ano de cada ciclo de estudos por forma a aferirmos as competências adquiridas para o exercício da profissão ou o seu aprofundamento e qualificação especializada. Identificamos indicadores de avaliação da formação através da monitorização interna (realizada por questionário a cada estudante) tratando variáveis pedagógicas, teóricas e científicas, ambientais e suportes de apoio à formação. Sistematizamos os indicadores aplicados pelas comissões de avaliação externa e pela agência de acreditação e avaliação dos ciclos de estudos do ensino superior em Portugal. Parte 2- avaliamos a evolução da presença do ensino da investigação na formação em Serviço Social e da produção que tem vindo a ser feita em contexto académico. Integramos na avaliação da investigação a produção de conhecimento e respetiva publicação, analisando os limites e condicionantes de publicação em Serviço Social em revistas de impacto científico. Terminamos com algumas conclusões gerais sobre a formação e investigação em Serviço Social no que respeita à avaliação da qualidade e deixamos algumas questões para debate e construção futura. ER -