Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carneiro, P., Arriaga, P. & Caires, S. (2016). Efeito da intervenção  dos Palhaços de Hospital junto de pacientes pediátricos submetidos a quimioterapia. 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Tema: .
Exportar Referência (IEEE)
P. D. Carneiro et al.,  "Efeito da intervenção  dos Palhaços de Hospital junto de pacientes pediátricos submetidos a quimioterapia", in 11º Congr.o Nacional de Psicologia da Saúde, Tema: , Lisboa, 2016
Exportar BibTeX
@misc{carneiro2016_1766438902933,
	author = "Carneiro, P. and Arriaga, P. and Caires, S.",
	title = "Efeito da intervenção  dos Palhaços de Hospital junto de pacientes pediátricos submetidos a quimioterapia",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro",
	url = "http://11cnps.iscte-iul.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Efeito da intervenção  dos Palhaços de Hospital junto de pacientes pediátricos submetidos a quimioterapia
T2  - 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Tema: 
AU  - Carneiro, P.
AU  - Arriaga, P.
AU  - Caires, S.
PY  - 2016
CY  - Lisboa
UR  - http://11cnps.iscte-iul.pt/
AB  - Este estudo tem como objetivo geral avaliar os efeitos dos Palhaços de Hospital (PH) em pacientes pediátricos a receber quimioterapia ambulatorial, no estado físico e emocional percebido. Participaram 82 crianças/adolescentes (8-15 anos) e seus acompanhantes, de três hospitais (IPO Lisboa e Porto, C.H.S.João). Os participantes foram distribuídos aleatoriamente por dois grupos: experimental (n=41) (com intervenção dos PH durante a quimioterapia) e controlo (n=41) (sem intervenção). Foram avaliados os estados físicos (dor, náusea e fadiga) e emocionais (tristeza, medo, raiva, preocupação, afeto positivo/negativo e ativação emocional), antes e após a quimioterapia, mediante a aplicação da Wong-Baker Faces Scale, BARF Scale, Fatigue Scale, Peds-QL e Self-Assessment Manequim. Registam-se efeitos estatisticamente significativos dos PH nos estados emocionais mas não em variáveis que remetem para o estado físico percebido. Os resultados sugerem que os PH contribuem para que as crianças/adolescentes sintam mais emoções positivas e menos emoções negativas após a conclusão da quimioterapia. Este trabalho contribui para uma maior sensibilização acerca da importância da recreação e do lúdico no hospital, especificamente a intervenção dos PH, na promoção do bem-estar como facilitador do processo de doença/tratamento de pacientes pediátricos com doença oncológica.
ER  -