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Melo, A., Caires, S. & Arriaga, P. (2016). Intervenção dos Palhaços de Hospital com pacientes pediátricos oncológicos: Perceções dos profissionais hospitalares. 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Tema: .
A. S. Melo et al., "Intervenção dos Palhaços de Hospital com pacientes pediátricos oncológicos: Perceções dos profissionais hospitalares", in 11º Congr.o Nacional de Psicologia da Saúde, Tema: , Lisboa, 2016
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TY - CPAPER TI - Intervenção dos Palhaços de Hospital com pacientes pediátricos oncológicos: Perceções dos profissionais hospitalares T2 - 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Tema: AU - Melo, A. AU - Caires, S. AU - Arriaga, P. PY - 2016 CY - Lisboa UR - http://11cnps.iscte-iul.pt/ AB - De natureza qualitativa e exploratória, este estudo centra-se na análise das perceções de profissionais hospitalares face ao contributo da intervenção dos Palhaços de Hospital (PH) com crianças/adolescentes em processo de doença oncológica. Para o efeito, foram conduzidas entrevistas individuais, baseadas num guião de entrevista semiestruturado, junto de dezasseis profissionais hospitalares do IPO-Porto e do C.H.S.João. Da análise exaustiva do conteúdo das entrevistas, emergiram categorias que se centram na promoção de momentos/emoções positivas, mitigação de dificuldades inerentes ao processo de hospitalização/decurso da doença, identificação das principais reações à visita dos PH e indicadores que estão na génese de um maior envolvimento/recetividade e rejeição pelas crianças/adolescentes. Os resultados do estudo revelam o reconhecimento do impacto positivo da intervenção dos PH na promoção de estratégias de coping (eg. diversão, distração, riso,...) e no suporte à gestão do "duro" processo de doença oncológica (eg. rotinas hospitalares, procedimentos invasivos, terapêutica,...). Deste trabalho sai reforçado o reconhecimento da intervenção dos PH e a necessidade de intervenções mais abrangentes no âmbito da prestação de cuidados de saúde pediátricos, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos seus intervenientes. ER -
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