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Pinto, M. R., Novo, C., Torres, A., Costa, P., Monteiro. A., Ventura, M....Ramos, P. (2015). Institutional bilateral cooperation for lifelong learning in applied sciences: a multicultural experience integrated in a tempus program. Revista da UIIPS. 3 (5), 408-414
M. D. Pinto et al., "Institutional bilateral cooperation for lifelong learning in applied sciences: a multicultural experience integrated in a tempus program", in Revista da UIIPS, vol. 3, no. 5, pp. 408-414, 2015
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TY - JOUR TI - Institutional bilateral cooperation for lifelong learning in applied sciences: a multicultural experience integrated in a tempus program T2 - Revista da UIIPS VL - 3 IS - 5 AU - Pinto, M. R. AU - Novo, C. AU - Torres, A. AU - Costa, P. AU - Monteiro. A. AU - Ventura, M. AU - Ramos, P. PY - 2015 SP - 408-414 SN - 2182-9608 UR - http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS/article/view/113 AB - Life Long Learning in Applied Fields (LLAF) é um dos projetos aprovados pelo Programa TEMPUS IV e envolve 16 Instituições de 8 países, incluindo o Instituto Politécnico de Santarém, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a INOVA+. Os parceiros colaboram no sentido de dar resposta ao desafio proposto pelas Instituições de Ensino Superior israelitas para manterem a sua relevância no ensino, através da criação de condições para o desenvolvimento de curricula que possa proporcionar aos estudantes ferramentas e capacidades para novos desenvolvimentos profissionais e inovação, também numa perspetiva de extensão à comunidade. Com uma metodologia ativa, a operacionalização tem acontecido em reuniões periódicas dos parceiros e em trabalho de grupo, numa perspetiva de partilha de conhecimento e experiências, que produziu novos curricula e Educational Units (EDUs), adequados à realidade social e educativa de Israel, mas inovadores nas metodologias e estratégias. Neste momento, as Instituições selecionaram os EDUs ou módulos que lhes parecem ser aplicáveis na sua realidade e deu-se início à fase de pilotagem dos cursos. A disseminação é um dos pontos fundamentais deste processo, pela importância de partilhar resultados, dificuldades de operacionalização e estratégias utilizadas para as ultrapassar. Este artigo surge essencialmente como contributo para esta fase. ER -