Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mauritti, R, Romão, AL, Nunes, N., Martins, SC & Costa, AF (2016). Qualificações e participação laboral de mulheres e homens na Europa: Desigualdades e desafios. Colóquio .
Exportar Referência (IEEE)
M. D. Mauritti et al.,  "Qualificações e participação laboral de mulheres e homens na Europa: Desigualdades e desafios", in Colóquio , Lisboa, 2016
Exportar BibTeX
@misc{mauritti2016_1713590469669,
	author = "Mauritti, R and Romão, AL and Nunes, N. and Martins, SC and Costa, AF",
	title = "Qualificações e participação laboral de mulheres e homens na Europa: Desigualdades e desafios",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/qualificacoes-e-participacao-laboral-de-mulheres-e-homens-na-europa-desigualdades-e-desafios/28457?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Qualificações e participação laboral de mulheres e homens na Europa: Desigualdades e desafios
T2  - Colóquio 
AU  - Mauritti, R
AU  - Romão, AL
AU  - Nunes, N.
AU  - Martins, SC
AU  - Costa, AF
PY  - 2016
CY  - Lisboa
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/qualificacoes-e-participacao-laboral-de-mulheres-e-homens-na-europa-desigualdades-e-desafios/28457?lang=en
AB  - Nos últimos anos, em Portugal, a exemplo do que se passa em outros países da Europa, as mulheres têm vindo a protagonizar uma revolução silenciosa de reconfiguração dos seus perfis qualificacionais, num processo que apoiou o aumento exponencial da atividade laboral feminina, particularmente nos segmentos profissionais de especialistas e quadros técnicos e de enquadramento. Perante estas tendências, em que medida persistem hoje desigualdades estruturais nas condições de participação de mulheres e homens no trabalho, em Portugal e na Europa? A análise desenvolvida, referenciada empiricamente em dados do Eurostat (Inquérito ao Emprego e Inquérito aos Ganhos e Duração do Trabalho) tem como núcleo problemático as desigualdades que enformam as condições de participação laboral segundo o género e grupo etário, produzindo um diagnóstico focado nas(os) diplomadas(os) do ensino superior. Os resultados obtidos permitem confirmar o grande protagonismo qualificacional das mulheres, particularmente no segmento de idades com 25 a 34 anos. Deve-se a esta mobilização feminina na qualificação superior a tendência de convergência com os objetivos definidos na Estratégia Europa 2020, para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Tal, num relativo contraste quer em relação aos homens e mulheres das faixas etárias mais velhas, quer em relação aos homens da sua própria geração. No entanto, a tradução destas credenciais nas inserções profissionais e no mercado de trabalho ainda não constituem recursos de igual valor, já que, de forma transversal ao países europeus, os homens continuam a ocupar as profissões de direção, a obterem maiores rendimentos e a estarem menos sujeitos a trabalho temporário. O diagnóstico produzido aponta como desafios específicos para Portugal 1) no plano das qualificações, construir políticas que permitam incentivar a mobilização em atividades formativas e de educação do segmento masculino da população jovem, que hoje tende a abandonar precocemente o sistema educativo; e num outro plano, não menos relevante, dar continuidade à priorização da educação de adultos; 2) investir em políticas que promovam a modernização do tecido económico, capaz de absorver os fluxos de novos diplomados, mulheres e homens, numa empregabilidade qualificante, não discriminatória, promotora de realização pessoal e sentido de futuro. A presente pesquisa é um dos eixos de investigação do Projeto PROCLEU: “Classes Sociais e Desigualdades na Sociedade Europeia Contemporânea”, desenvolvido no quadro do CIES-IUL e do Observatório das Desigualdades.

ER  -