Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Gomes, C. T. & Mauritti, R. (2015). A educação ao longo da vida na perspectiva do envelhecimento ativo: Novos desafios, novas oportunidades para as estruturas de educação-formação. In Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P. (Ed.), Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos. (pp. 239-259). Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
Export Reference (IEEE)
C. M. Gomes and M. D. Mauritti,  "A educação ao longo da vida na perspectiva do envelhecimento ativo: Novos desafios, novas oportunidades para as estruturas de educação-formação", in Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos, Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P., Ed., Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia (APS), 2015, pp. 239-259
Export BibTeX
@inproceedings{gomes2015_1715942812400,
	author = "Gomes, C. T. and Mauritti, R.",
	title = "A educação ao longo da vida na perspectiva do envelhecimento ativo: Novos desafios, novas oportunidades para as estruturas de educação-formação",
	booktitle = "Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos",
	year = "2015",
	editor = "Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P.",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "239-259",
	publisher = "Associação Portuguesa de Sociologia (APS)",
	address = "Lisboa",
	organization = "Associação Portuguesa de Sociologia (APS)",
	url = "https://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/tematica_DPR45f990cfec622_1-1.pdf"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - A educação ao longo da vida na perspectiva do envelhecimento ativo: Novos desafios, novas oportunidades para as estruturas de educação-formação
T2  - Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos
AU  - Gomes, C. T.
AU  - Mauritti, R.
PY  - 2015
SP  - 239-259
CY  - Lisboa
UR  - https://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/tematica_DPR45f990cfec622_1-1.pdf
AB  - A pesquisa em curso, desenvolvida no âmbito do doutoramento em Sociologia pelo CIES-IUL, baseia-se numa abordagem do envelhecimento ativo que destaca o papel da Universidade na orientação de práticas de inclusão de indivíduos em ciclos de vida mais avançados. Neste paper apresentam-se alguns dos resultados obtidos através de um inquérito por questionário junto do universo de alunos com mais de 50 anos de idade inscritos nos vários ciclos de estudo (formais) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no ano letivo 2013-2014. Na análise destes dados, considerando o movimento multiforme do fenómeno, procuramos analisar as experiências de envelhecimento ativo na relação dos próprios sujeitos com o desenvolvimento de competências de literacia, de modo a compreender diferentes protagonismos subjacentes à retoma aos contextos de educac?a?o-formac?a?o nestas idades. A análise desenvolvida permitiu para já mapear experiências de (re)descoberta de si; de possibilidade de concretização de projetos de vida significativos ou também de alternativa a situações de rotura em ciclos de vida mais avançados (decorrentes de situações de desemprego de longa duração, reforma, perda do cônjuge, etc.).
ER  -