Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Resende, R., Muralha, J., Ramos, A. L. & Fortunato, E. (2016). Estudo do contacto e fecho em descontinuidades rochosas através de digitalização tridimensional. In Manuel Matos Fernandes, António Topa Gomes (Ed.), 15º Congresso Nacional de Geotecnia. Porto: Sociedade Portuguesa de Geotecnia / Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Exportar Referência (IEEE)
J. R. Resende et al.,  "Estudo do contacto e fecho em descontinuidades rochosas através de digitalização tridimensional", in 15º Congr.o Nacional de Geotecnia, Manuel Matos Fernandes, António Topa Gomes, Ed., Porto, Sociedade Portuguesa de Geotecnia / Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2016
Exportar BibTeX
@inproceedings{resende2016_1714688572039,
	author = "Resende, R. and Muralha, J. and Ramos, A. L. and Fortunato, E.",
	title = "Estudo do contacto e fecho em descontinuidades rochosas através de digitalização tridimensional",
	booktitle = "15º Congresso Nacional de Geotecnia",
	year = "2016",
	editor = "Manuel Matos Fernandes, António Topa Gomes",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	publisher = "Sociedade Portuguesa de Geotecnia / Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto",
	address = "Porto",
	organization = "Sociedade Portuguesa de Geotecnia"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Estudo do contacto e fecho em descontinuidades rochosas através de digitalização tridimensional
T2  - 15º Congresso Nacional de Geotecnia
AU  - Resende, R.
AU  - Muralha, J.
AU  - Ramos, A. L.
AU  - Fortunato, E.
PY  - 2016
CY  - Porto
AB  - As descontinuidades marcam de forma decisiva a deformabilidade e a resistência, mas também a condutividade hidráulica e a transmissão de vibrações em maciços rochosos. Se a medição de certas características do material rochoso é uma tarefa corrente, já a caracterização da topografia das superfícies é difícil de medir e quantificar de forma inequívoca. Trabalhos anteriores empregam métodos de digitalização com e sem contacto e são múltiplas as abordagens para a análise da topografia das paredes de descontinuidades. No entanto, a maioria foca a caracterização individual de cada superfície sem avaliar a interação entre as paredes. Este trabalho apresenta um equipamento facilmente disponível para a digitalização de superfícies rochosas em ambiente laboratorial e o tratamento e análise dos resultados através de algoritmos de ajuste das superfícies e de mapeamento e cálculo de áreas de contacto e volumes de vazio durante o fecho das juntas, tendo-se encontrado resultados interessantes para o estudo das propriedades mecânicas, estáticas e dinâmicas, e da condutibilidade hidráulica.
ER  -