Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
André, P. (2016). Fotografia: dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitectura. Cluster Photography and Film Studies.
Exportar Referência (IEEE)
P. C. Pinto,  "Fotografia: dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitectura", in Cluster Photography and Film Studies, Lisboa, 2016
Exportar BibTeX
@misc{pinto2016_1715480574612,
	author = "André, P.",
	title = "Fotografia: dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitectura",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/fotografia-dinamicas-discursos-e-impactos-da-imagem-nas-exposicoes-de-arquitectura/29395?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Fotografia: dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitectura
T2  - Cluster Photography and Film Studies
AU  - André, P.
PY  - 2016
CY  - Lisboa
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/fotografia-dinamicas-discursos-e-impactos-da-imagem-nas-exposicoes-de-arquitectura/29395?lang=en
AB  - A sessão Fotografia: dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitectura, propõe-se revelar a fotografia como instrumento documental, como meio discursivo e como dispositivo poético operativo da cultura urbana e arquitectónica em contexto do século XX. Para o realizar tomaremos como ponto de partida as paradigmáticas exposições: Staatliches Bauhaus, Weimar: 1919-1923 (Weimar, 1923); Modern Architecture: International exhibition (New York, 1932, MoMA); Architettura rurale italiana, (Milão, 1936, VI Triennale Milano); Brazil Builds: Architecture New and Old 1652-1942 (New York, 1943, MoMA); 15 anos de Obras Públicas 1932-1947 (Lisboa, 1948, IST); Architecture without architects: A Short Introduction to Non-Pedigreed Architecture, (New York, 1964, MoMA), procurando desvendar mecanismos e significados da exibição do corpo urbano e arquitectónico. Nestas exposições para além do potencial performativo e persuasivo da fotogenia das cidades e das arquitecturas, fixadas nas fotografias públicas, percorridas pelos itinerários do olhar dos visitantes, destacaremos a ampliação desse dispositivo de visão dinâmica, simultaneamente imagético e documental, através das fotografias impressas nos catálogos das respectivas exposições. Afirmando e sublinhando o papel da fotografia na formação de consciências patrimoniais e na construção de valores identitários, será ainda nosso propósito, por meio de um estudo comparatista, dar a ver – a partir do esquema apresentado – como a fotografia foi interrogante e matricial na construção da cultura urbana e arquitectónica do século XX.
ER  -