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André, P. (2016). O Poder das imagens dos Mestres, um olhar foto-radiográfico. FAUL.
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P. C. Pinto,  "O Poder das imagens dos Mestres, um olhar foto-radiográfico", in FAUL, Lisboa, 2016
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TY  - CPAPER
TI  - O Poder das imagens dos Mestres, um olhar foto-radiográfico
T2  - FAUL
AU  - André, P.
PY  - 2016
CY  - Lisboa
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/o-poder-das-imagens-dos-mestres-um-olhar-foto-radiografico/29396?lang=en
AB  - Perante a realidade contemporânea e partindo dos conceitos operativos de imagem sonhada de Ernst Bloch e de imagem dialéctica de Theodor Adorno, a conferência O poder das imagens dos Mestres, um olhar foto-radiográfico, terá como principal objectivo apresentar modos de ver e da dar a ver o poder das imagens, através dos olhares foto-radiográficos de Mestres que canibalizam Mestres. A eficácia da imagem-sensação é desenvolvida por Gilles Deleuze na sua obra La Logique de la Sensation, ao trabalhar a obra do pintor Francis Bacon, em que revela “o funcionamento da pintura”, e apresenta uma nova ordem de sensação, dando a ver as infinitas possibilidades de pensar o mundo. A partir da intensidade das imagens das pinturas de Diego Velazquez, Francis Bacon, com olhar foto-radiográfico, devora a imagem da pintura do Mestre e monta através da sua criação energética, o poder da imagem. Suportado no conceito “imagéité” de Jacques Rancière, pretende-se analisar e debater a partilha e o destino das imagens devoradas entre Mestres, procurando entender os percursos e operações do olhar, dando a ver a arqui-semelhança, no processo das variações em pintura.
ER  -