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André, P. (2016). Olhar foto-radiográfico: o poder da imagem dos Mestres. 4º Ciclo de Conferências História(s) da(s) Arte(s) – O PODER DA IMAGEM.
P. C. Pinto, "Olhar foto-radiográfico: o poder da imagem dos Mestres", in 4º Ciclo de Conferências História(s) da(s) Arte(s) – O PODER DA IMAGEM, Lisboa, 2016
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TY - CPAPER TI - Olhar foto-radiográfico: o poder da imagem dos Mestres T2 - 4º Ciclo de Conferências História(s) da(s) Arte(s) – O PODER DA IMAGEM AU - André, P. PY - 2016 CY - Lisboa UR - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/olhar-foto-radiografico-o-poder-da-imagem-dos-mestres/29397?lang=en AB - A eficácia da imagem-sensação é desenvolvida por Gilles Deleuze na sua obra La Logique de la Sensation, ao trabalhar a obra do pintor Francis Bancon, em que revela “o funcionamento da pintura”, e apresenta uma nova ordem de sensação, dando a ver as infinitas possibilidades de pensar o mundo. A partir da intensidade das imagens das pinturas de Diego Velazquez, Francis Bacon, com olhar foto-radiográfico, devora a imagem da pintura do Mestre e monta através da sua criação energética, o poder da imagem. Partindo do conceito “imagéité” de Jacques Rancière, propõe-se debater e reflectir sobre a partilha e o destino das imagens devoradas entre Mestres, procurando entender os percursos e operações do olhar, dando a ver a arqui-semelhança, no processo das variações em pintura. ER -