Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Raposo, M, Santos, L, Ferreira, R, Brito, H & Eloy, S. (2016). Morfologia, atractores e vida social. O impacto do espaço físico no modo como usamos a cidade: o caso do Bairro de Alvalade. Atas do PNUM 2016. 295-305
Exportar Referência (IEEE)
M. Raposo et al.,  "Morfologia, atractores e vida social. O impacto do espaço físico no modo como usamos a cidade: o caso do Bairro de Alvalade", in Atas do PNUM 2016, Guimarães , pp. 295-305, 2016
Exportar BibTeX
@misc{raposo2016_1766306411271,
	author = "Raposo, M and Santos, L and Ferreira, R and Brito, H and Eloy, S.",
	title = "Morfologia, atractores e vida social. O impacto do espaço físico no modo como usamos a cidade: o caso do Bairro de Alvalade",
	year = "2016",
	howpublished = "Digital",
	url = "http://193.136.14.37/Atas%20PNUM%202016.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Morfologia, atractores e vida social. O impacto do espaço físico no modo como usamos a cidade: o caso do Bairro de Alvalade
T2  - Atas do PNUM 2016
AU  - Raposo, M
AU  - Santos, L
AU  - Ferreira, R
AU  - Brito, H
AU  - Eloy, S.
PY  - 2016
SP  - 295-305
CY  - Guimarães 
UR  - http://193.136.14.37/Atas%20PNUM%202016.pdf
AB  - O Bairro de Alvalade, projetado pelo Arq. Faria da Costa nos anos 40, constitui um dos bairros mais centrais da área de Lisboa. O bairro é delimitado por avenidas de grande circulação pedonal e viária. Este bairro é considerado um dos melhores exemplos urbanísticos projetados na Europa pelas suas qualidades habitacionais e de relação entre o espaço urbano e o convívio social.
A problemática abordada neste trabalho incidiu sobre a vontade de perceber de que forma a morfologia do espaço, presente na organização das células, na distribuição dos equipamentos públicos e nos eixos viários principais, influenciam a vida social do espaço. A nossa tese é que ao longo do mesmo eixo, ocupado por determinadas funções, as variações de movimento segundo a hora do dia, e o público que o frequenta são elementos que fazem variar o uso de cada espaço complementarmente à sua potencialidade segundo a teoria da sintaxe espacial.
Para este estudo procedeu-se à análise configuracional apoiada em técnicas da sintaxe espacial, com recurso a mapas axiais e mapas de segmentos. Recorreu-se também a técnicas de observação, nomeadamente o método dos portões (Gate Count) e o mapa de usos (Land Use Map) para registar a vivência nas avenidas, diferenciando variáveis como as faixas etárias, e de modo a perceber a distribuição dos equipamentos. Por fim procedeu-se à comparação dos dados recolhidos. As observações no local foram feitas nas duas avenidas com maior potencial de uso – Av. de Roma e Av. da Igreja – de acordo com a análise de space syntax.
Os dados recolhidos na observação direta indicam que a vivência de ambas as avenidas não é constante ao longo do seu percurso. Os espaços onde se verificou maior afluência de pessoas são as intersecções entre estas avenidas, que coincidem essencialmente com a zona comercial. A Av. de Roma revelou-se um interessante caso de análise visto que a observação direta permitiu obter resultados diferentes dos constantes na análise dos mapas axiais. Constatou-se ainda que a presença de atractores tem uma influência decisiva no uso do espaço que foi comprovada pela análise comparativa dos resultados da space syntax sobre o potencial de uso e os resultados da observação direta do espaço através de contagens e análise das funções presentes no mesmo.

ER  -