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Duarte, A.P., Silva, V. H., Simões, E. & Neves, J. (2016). Mais responsáveis, mais éticas, mais atrativas? Contributos do desempenho socialmente responsável e da reputação ética para a atração de pessoas. IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia .
A. P. Baltasar et al., "Mais responsáveis, mais éticas, mais atrativas? Contributos do desempenho socialmente responsável e da reputação ética para a atração de pessoas", in IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Faro, 2016
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TY - CPAPER TI - Mais responsáveis, mais éticas, mais atrativas? Contributos do desempenho socialmente responsável e da reputação ética para a atração de pessoas T2 - IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia AU - Duarte, A.P. AU - Silva, V. H. AU - Simões, E. AU - Neves, J. PY - 2016 CY - Faro UR - http://appsicologia.org/Files_9Snip/livro_de_resumos.pdf AB - A literatura sugere que o desempenho social das organizações influencia a sua atratividade enquanto local de trabalho. Neste estudo analisa-se a existência de variáveis adicionais que ajudem a explicar esta relação. A reputação ética (RE) constitui um constructo positivamente relacionado com a responsabilidade social (RS). Neste estudo de manipulou-se a perceção de RS com vista a observar o efeito desta na atratividade organizacional (AO) através do efeito mediador da RE. Os participantes (n=260) foram aleatorizados por duas condições experimentais, respondendo a um questionário eletrónico contendo a descrição de uma organização que cumpria (condição de alto envolvimento) ou não (condição de baixo envolvimento) um conjunto de práticas RS, seguida de questões sobre a opinião acerca do nível de envolvimento em RS (verificação da manipulação), da RE e da AO. Os resultados revelam que o modelo teórico proposto apresenta um forte ajustamento aos dados, suportando empiricamente a proposta de que a RS afeta direta e indiretamente, através da RE, a avaliação da organização enquanto futuro local de trabalho. Em termos práticos, tal significa que na guerra pelo talento, as organizações podem fazer uso do seu desempenho social e RE como aliciantes para atrair potenciais candidatos, a par da tradicional informação sobre atributos organizacionais e características da função. ER -