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Duarte, A.P., Silva, V. H., Simões, E. & Neves, J. (2016). Mais responsáveis, mais éticas, mais atrativas? Contributos do desempenho socialmente responsável e da reputação ética para a atração de pessoas. IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia .
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A. P. Baltasar et al.,  "Mais responsáveis, mais éticas, mais atrativas? Contributos do desempenho socialmente responsável e da reputação ética para a atração de pessoas", in IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Faro, 2016
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@misc{baltasar2016_1734882848913,
	author = "Duarte, A.P. and Silva, V. H. and Simões, E. and Neves, J.",
	title = "Mais responsáveis, mais éticas, mais atrativas? Contributos do desempenho socialmente responsável e da reputação ética para a atração de pessoas",
	year = "2016",
	howpublished = "Outro",
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TY  - CPAPER
TI  - Mais responsáveis, mais éticas, mais atrativas? Contributos do desempenho socialmente responsável e da reputação ética para a atração de pessoas
T2  - IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia 
AU  - Duarte, A.P.
AU  - Silva, V. H.
AU  - Simões, E.
AU  - Neves, J.
PY  - 2016
CY  - Faro
UR  - http://appsicologia.org/Files_9Snip/livro_de_resumos.pdf
AB  - A literatura sugere que o desempenho social das organizações influencia a sua atratividade enquanto local de trabalho. Neste estudo
analisa-se a existência de variáveis adicionais que ajudem a explicar esta relação. A reputação ética (RE) constitui um constructo
positivamente relacionado com a responsabilidade social (RS). Neste estudo de manipulou-se a perceção de RS com vista a observar o efeito
desta na atratividade organizacional (AO) através do efeito mediador da RE. Os participantes (n=260) foram aleatorizados por duas
condições experimentais, respondendo a um questionário eletrónico contendo a descrição de uma organização que cumpria (condição de
alto envolvimento) ou não (condição de baixo envolvimento) um conjunto de práticas RS, seguida de questões sobre a opinião acerca do nível
de envolvimento em RS (verificação da manipulação), da RE e da AO. Os resultados revelam que o modelo teórico proposto apresenta um
forte ajustamento aos dados, suportando empiricamente a proposta de que a RS afeta direta e indiretamente, através da RE, a avaliação da
organização enquanto futuro local de trabalho. Em termos práticos, tal significa que na guerra pelo talento, as organizações podem fazer uso
do seu desempenho social e RE como aliciantes para atrair potenciais candidatos, a par da tradicional informação sobre atributos
organizacionais e características da função.
ER  -