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Sampaio, S., Schefer, R. & Blank, T. (2016). Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento. 3 (2), 200-213
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P. S. Sampaio et al.,  "Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”", in Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, vol. 3, no. 2, pp. 200-213, 2016
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TY  - JOUR
TI  - Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”
T2  - Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
VL  - 3
IS  - 2
AU  - Sampaio, S.
AU  - Schefer, R.
AU  - Blank, T.
PY  - 2016
SP  - 200-213
SN  - 2183-1750
DO  - 10.14591/aniki.v3n2.263
UR  - http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/263/pdf
AB  - Os estudos de cinema têm vindo a construir-se em torno do filme de ficção, dentro de um paradigma predominantemente estético, autoral e nacional. Apesar de constituírem a maior parte da produção mundial, os filmes de não-ficção – uma categoria alargada, de metragem variada, que inclui diferentes géneros – têm sido marginalizados ou excluídos das várias histórias e historiografias do cinema, nacionais e internacionais. Esta introdução ao dossier “Outros Filmes”, começa por delinear o surgimento, na década de 1990, dentro e fora da academia, de perspectivas críticas que permitiram a valorização destes filmes e, por conseguinte, o seu estudo. É tendo em conta este contexto internacional que se apresenta um breve balanço do panorama português e brasileiro. O objectivo do dossier, a partir dos seus 6 artigos (a maior parte dos quais sobre o filme amador e o filme de actualidades), é lançar as bases para uma discussão mais vasta sobre o modo como os “outros filmes” podem (devem?) levar-nos a repensar os estudos de cinema e das imagens em movimento.
ER  -