Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Ramos, J. P., Araújo, D. & Lopes, R. J. (2015). Híperrredes multinível revelam propriedades da dinâmica colectiva do jogo de futebol. In Gymnasium.: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Exportar Referência (IEEE)
J. P. Ramos et al.,  "Híperrredes multinível revelam propriedades da dinâmica colectiva do jogo de futebol", in Gymnasium, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2015, vol. 1
Exportar BibTeX
@inproceedings{ramos2015_1714853545418,
	author = "Ramos, J. P. and Araújo, D. and Lopes, R. J.",
	title = "Híperrredes multinível revelam propriedades da dinâmica colectiva do jogo de futebol",
	booktitle = "Gymnasium",
	year = "2015",
	editor = "",
	volume = "1",
	number = "",
	series = "",
	publisher = "Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias",
	address = "",
	organization = "",
	url = "http://g-se.com/es/journals/gymnasium/articulos/hiperrredes-multinivel-revelam-propriedades-da-dinamica-colectiva-do-jogo-de-futebol-1882"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Híperrredes multinível revelam propriedades da dinâmica colectiva do jogo de futebol
T2  - Gymnasium
VL  - 1
AU  - Ramos, J. P.
AU  - Araújo, D.
AU  - Lopes, R. J.
PY  - 2015
SN  - 1645-3298
UR  - http://g-se.com/es/journals/gymnasium/articulos/hiperrredes-multinivel-revelam-propriedades-da-dinamica-colectiva-do-jogo-de-futebol-1882
AB  - As equipas desportivas podem ser consideradas como sistemas complexos, com estruturas e dinâmicas especiais nas interações interpessoais, que contribuem para a sua organização e funcionamento (Duch, Waitzman, & Amaral, 2010). O estudo da estrutura relacional entre os jogadores, tem-se limitado às interações através do fluxo da bola (topologia local), consequentemente havendo no máximo 2 jogadores da equipa atacante em cada ligação (Grund, 2012; Passos et al., 2011). Esta representação, tem descurado a influência dos jogadores da equipa adversária em relações. Para isso, a representação do jogo pode e deve ser efectuada num nível superior, com relações nárias, n>2 jogadores, envolvendo não só os colegas de equipa mais próximos, mas também o(s) adversários diretos. Segundo Johnson e Iaravani (2007) o estado do sistema (jogo) com uma estrutura relacional em diferentes níveis, pode ser representado pela utilização de híperredes multinível. As alterações do seu estado ao longo do tempo, refletem a dinâmica do jogo. Este conceito de híperredes multinível pode ser aplicado a quaisquer sistemas multiagentes, através do seu formalismo matemático. Esta metodologia de análise permite acoplar os elementos (símplices: constituídos pelos atacantes e respetivos defesa/guardaredes direto) mais próximos entre si, caraterizandose a sua dinâmica por processos de tomada de decisão como o “dilema do defesa” ou “dilema do guardaredes” (“cubro a progressão/remate ou o passe?”) (Johnson & Iravani, 2007). Neste trabalho estudámos a dinâmica das interações entre os símplices (e portanto a topologia global) constituídos pelos conjuntos nários, n>2 jogadores de um jogo de futebol de 11 e sua evolução na topologia em função da proximidade ao golo e ao longo do tempo de jogo.
ER  -