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Vilhena, L. & Tavares, S. M. (2016). Conflito trabalho-família e o bem-estar dos indivíduos no trabalho: Um estudo diário com professores. IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
L. Vilhena and S. M. Tavares, "Conflito trabalho-família e o bem-estar dos indivíduos no trabalho: Um estudo diário com professores", in IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Faro, 2016
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TY - CPAPER TI - Conflito trabalho-família e o bem-estar dos indivíduos no trabalho: Um estudo diário com professores T2 - IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia AU - Vilhena, L. AU - Tavares, S. M. PY - 2016 SN - ISBN: 978-989-96606-4-9 CY - Faro UR - http://appsicologia.org/Files_9Snip/livro_de_resumos.pdf AB - Num estudo com 66 professores, analisámos a relação existente entre a perceção de conflito trabalho-família e o bem-estar do indivíduo numa base diária. Baseando-nos na teoria da conservação dos recursos (Hobfoll, 1989, 2002) hipotetizámos que o nível diário de conflito trabalho-família sentido diminuiria os recursos do indivíduo, o que, por sua vez, afetaria negativamente o seu bem-estar. Os professores que participaram no estudo preencheram questionários diários durante uma semana de trabalho, tendo sido as variáveis em análise medidas com escalas previamente validadas na literatura. Os resultados mostraram que o conflito trabalho-família sentido diariamente está associado à diminuição do bem-estar do indivíduo. Para além disso, os resultados indicam que o efeito do conflito trabalho-família no bem-estar é explicado pela diminuição dos recursos do indivíduo. Os nossos resultados sugerem então que a depleção de recursos é um mecanismo explicativo do impacto negativo do conflito trabalho-família no bem-estar dos indivíduos. As limitações do estudo, bem como as implicações teóricas e práticas dos resultados encontrados e as sugestões para pesquisas futuras são discutidas. ER -