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Vilhena, L. & Tavares, S. M. (2016). Conflito trabalho-família e o bem-estar dos indivíduos no trabalho: Um estudo diário com professores. IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
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L. Vilhena and S. M. Tavares,  "Conflito trabalho-família e o bem-estar dos indivíduos no trabalho: Um estudo diário com professores", in IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Faro, 2016
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TY  - CPAPER
TI  - Conflito trabalho-família e o bem-estar dos indivíduos no trabalho: Um estudo diário com professores
T2  - IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
AU  - Vilhena, L.
AU  - Tavares, S. M.
PY  - 2016
SN  - ISBN: 978-989-96606-4-9
CY  - Faro
UR  - http://appsicologia.org/Files_9Snip/livro_de_resumos.pdf
AB  - Num estudo com 66 professores, analisámos a relação existente entre a perceção de conflito trabalho-família e o bem-estar do indivíduo numa base diária. Baseando-nos na teoria da conservação dos recursos (Hobfoll, 1989, 2002) hipotetizámos que o nível diário de conflito
trabalho-família sentido diminuiria os recursos do indivíduo, o que, por sua vez, afetaria negativamente o seu bem-estar. Os professores que participaram no estudo preencheram questionários diários durante uma semana de trabalho, tendo sido as variáveis em análise medidas com escalas previamente validadas na literatura. Os resultados mostraram que o conflito trabalho-família sentido diariamente está associado
à diminuição do bem-estar do indivíduo. Para além disso, os resultados indicam que o efeito do conflito trabalho-família no bem-estar é explicado pela diminuição dos recursos do indivíduo. Os nossos resultados sugerem então que a depleção de recursos é um mecanismo explicativo do impacto negativo do conflito trabalho-família no bem-estar dos indivíduos. As limitações do estudo, bem como as implicações
teóricas e práticas dos resultados encontrados e as sugestões para pesquisas futuras são discutidas.
ER  -