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Madeira da Silva, T. (2015). A hermenêutica de Gadamer e a prática de projeto no ensino da Arquitetura. Arquiteturarevista. 11 (2), 93-103
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M. T. Silva,  "A hermenêutica de Gadamer e a prática de projeto no ensino da Arquitetura", in Arquiteturarevista, vol. 11, no. 2, pp. 93-103, 2015
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TY  - JOUR
TI  - A hermenêutica de Gadamer e a prática de projeto no ensino da Arquitetura
T2  - Arquiteturarevista
VL  - 11
IS  - 2
AU  - Madeira da Silva, T.
PY  - 2015
SP  - 93-103
SN  - 1808-5741
DO  - 10.4013/arq.2015.112.04
UR  - http://revistas.unisinos.br/index.php/arquitetura
AB  - Este artigo expõe o modo como se configura e sensibiliza a questão da valorização do património arquitetónico no ensino de Arquitetura desenvolvida no 3º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa. Tendo como ideia de património a herança coletiva que engloba os conceitos de cultura e memória, a experiência de ensino é o local apropriado para o debate informado acerca dos valores patrimoniais que passam de geração em geração. Este artigo cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, a valorização do património como pertencente aos campos organizacional, técnico e artístico com as conceções de “consciência histórica” e “tradição” provenientes da filosofia hermenêutica na pessoa de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), de modo a proporcionar novos resultados em relação às abordagens tradicionais. Em termos metodológicos, o que se pretende, com os exercícios propostos, é fazer ressaltar nos estudantes um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo. Os resultados obtidos mostram-nos que os estudantes equacionam o património através de formas de atuação que incluem o restauro e a reabilitação de objetos (edifícios), mas também através de propostas onde a organização e elaboração de programas articulados entre si, tendo em conta as pessoas, a paisagem e a cultura no presente, são conceitos integrados nos projetos.
ER  -