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Krueger, H.-H. & Schippling, A. (2010). Ciência crítica e reflexiva da educação: desenvolvimentos e perspectivas na Alemanha. Linhas Críticas. 16 (31), 219-238
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H. Krüger and A. Schippling,  "Ciência crítica e reflexiva da educação: desenvolvimentos e perspectivas na Alemanha", in Linhas Críticas, vol. 16, no. 31, pp. 219-238, 2010
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TY  - JOUR
TI  - Ciência crítica e reflexiva da educação: desenvolvimentos e perspectivas na Alemanha
T2  - Linhas Críticas
VL  - 16
IS  - 31
AU  - Krueger, H.-H.
AU  - Schippling, A.
PY  - 2010
SP  - 219-238
SN  - 1516-4896
UR  - http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3016
AB  - O presente artigo apresenta o desenvolvimento da Ciência Crítica da Educação (Kritische Erziehungswissenschaft) a partir do final dos anos sessenta do século passado. Tal percurso não foi uma evolução simples, ocorreu em várias etapas e passou por diversas mudanças determinadas por diferentes autores e discussões teóricas no contexto tradicional da Teoria Crítica. Entre os fundadores do programa original da Ciência Crítica da Educação na Alemanha encontram-se Herwig Blankertz, Klaus Mollenhauer e Wolfgang Klafki. As primeiras abordagens partiram da auto-crítica da Pedagogia das Ciências Humanas (Geisteswissenschaftliche Pädagogik) e dos trabalhos teórico-científicos de Jürgen Habermas. Durante as décadas de setenta e oitenta do século passado, foram desenvolvidas algumas novas variantes teóricas da Ciência Crítica da Educação, que tinham como referência alguns trabalhos de Habermas, mas também incluíram outros aportes, como a teoria da comunicação de Paul Watzlawick et al., o Interacionismo Simbólico de George Herbert Mead, as teorias cognitivas de Jean Piaget e de Lawrence Kohlberg. Desde os fins dos anos oitenta do século passado, a Ciência Crítica da Educação é fortemente influenciada pelos escritos cépticos de Max Horkheimer e Theodor W. Adorno, do que resulta uma nova orientação que funda os alicerces da Ciência Reflexiva da Educação (Reflexive Erziehungswissenschaft). O artigo conclui que o conceito de Ciência Reflexiva da Educação, no contexto atual, parte da premissa de que a Ciência Crítica da Educação apenas se sustenta como ciência reflexiva e interdisciplinarmente orientada.
ER  -